Conheça as principais bases aromáticas da culinária internacional e como são feitos 7 refogados que dão sabor aos alimentos em diversas culturas
O que são bases aromáticas?
Em geral, são consideradas “bases aromáticas” ervas, temperos e legumes que são refogados (= fritos ligeiramente) em uma gordura, para dar uma base de sabor para um prato.
Ao serem refogados na gordura, os aromáticos liberam os sabores e aromas criando um fundo saboroso para sopas, ensopados, molhos, carnes e diversos outros preparos.
Refogar é uma técnica culinária que consiste em fritar ligeiramente, em um pouco de gordura quente, verduras, legumes e ervas aromáticas para dar sabor a um prato.
Como fazer um refogado
Em geral, são esses os passos para fazer um refogado:
- Leve uma frigideira ao fogo e deixe aquecer.
- Acrescente a gordura, que pode ser azeite, óleo vegetal, banha, toucinho, bacon, manteiga, ou outra da sua preferência.
- Acrescente os alimentos que vai refogar. Em geral, refoga-se cebola, alho, salsão (aipo), tomates, alho porró, entre outros. Os alimentos são colocados na frigideira de acordo com o tempo que levam para fritar. Assim, refoga-se a cebola até que esteja macia e só depois coloca-se o alho na frigideira.
- Mexa os alimentos constantemente para que não grudem no fundo da panela.
- Quando o refogado estiver pronto, siga com a receita, acrescentando os outros ingredientes.
Os ingredientes do refogado variam de acordo com os costumes culinários de uma determinada região. É disso que trata este artigo.
Leia também: lista de alimentos que não podem faltar na despensa
Refogado brasileiro: cebola, alho e sal
No Brasil, nosso refogado “clássico” é aquele em que a cebola e o alho são fritos em óleo ou azeite com sal. Esta é a base de pratos como arroz, feijão, sopas e ensopados que comemos no nosso dia a dia.
Algo comum em nossas casas é fazer uma pasta de alho e sal e esta pasta é usada na hora de fazer o refogado. É o famoso “tempero caseiro”, que é também vendido pronto.
Veja como é simples fazer um refogado de alho e cebola:
Ingredientes:
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- sal a gosto
- óleo ou azeite
Como fazer:
1. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique finamente.
2. Aqueça uma frigideira e cubra o fundo com o óleo ou azeite.
3. Acrescente a cebola picada e tempere com sal. Frite a cebola até que murche (cerca de 3 minutos).
4. Junte o alho e refogue por mais um ou dois minutos.
Cada brasileiro tem seu toque especial para o refogado, acrescentando cheiro verde, bacon, pimenta, tomate, etc. Da mesma forma, em outras culturas, o refogado também varia.
Sabia que dá para refogar na panela de pressão elétrica? Conheça tudo sobre esta panela multiuso
Vamos então conhecer como são as bases aromáticas e os refogados clássicos de outros países.
Leia também: experiências gastronômicas em viagens
Mirepoix da França:
O que é: cebola, cenoura e aipo (também chamado salsão) em cubinhos refogados em azeite ou manteiga em fogo baixo, até ficarem macios, mas sem dourar.
O mirepoix (pronunciado mirrepuá) é feito refogando duas partes de cebola para uma parte de aipo e uma parte de cenoura picados. Ou seja, para cada duas xícaras de cebola picada, você usa uma xícara de aipo e uma xícara de cenoura.
Como os legumes são cozidos lentamente, eles soltam o sabor e a doçura sem que cheguem a serem dourados ou caramelizados.
Soffritto da Itália:
O que é: cebola e alho acrescidos opcionalmente de salsa, cenoura ou salsão picadinhos refogadas em azeite até que a cebola fique transparente e o alho dourado.
Como faz: Segundo Marcella Hazan, a forma mais adequada de se fazer um soffritto é saltear a cebola em primeiro lugar. Só quando a cebola estiver transparente, o alho deve ser adicionado. Quando ele adquirir a cor dourada, acrescenta-se o restante dos ingredientes, que podem incluir salsa, salsão ou cenoura.
Quanto à gordura, o soffritto era tradicionalmente feito com toucinho, mas atualmente é mais comum se usar manteiga ou azeite de oliva.
O soffritto é a base de praticamente todos os molhos para massas, risoto ou sopa, bem como de diversos pratos com carnes e legumes da culinária italiana.
Conheça o livro Fundamentos da Culinária Italiana Clássica de Marcella Hazan clicando aqui.
Como organizar um cardápio semanal: nossas melhores dicas e baixe grátis listas em pdf
Refogado de Portugal
O que é: alho, cebola e por vezes tomate refogados em azeite.
Também chamado de estrugido, o refogado português, além do básico cebola e alho, também inclui o tomate.
Como faz: pique finamente a cebola e o alho, retire a pele e as sementes do tomate. Cozinhe tudo em fogo brando até obter uma pasta.
Em geral, dependendo da receita, acrescenta-se a esta base aromática, caldo, água ou vinho e neste preparado são cozidos os alimentos. Um dos pratos tradicionais da culinária portuguesa feitos com este refogado é o Arroz Estrugido.
Lista de 12 livros de receitas que todo mundo deveria ter em casa.
Sofregit da Catalunha:
O que é: cebola e tomate picados refogados gentilmente no azeite em fogo baixo até ficarem bem macios. Opcional: alho, pimentão vermelho e ervas
O sofregit é a base de muitos preparos na culinária catalã.
Como faz: Para preparar a base aromática da Catalunha, é preciso esquentar o azeite em uma panela de fundo grosso e então juntar a cebola. Com o fogo baixo, deixe a cebola começar a caramelizar, acrescentando um pouquinho de água se necessário.
Neste ponto, acrescente os tomates e cozinhe até que todo o líquido tenha evaporado e que os tomates tenham se “derretido” na cebola. Só então, e se for o caso, acrescente as ervas.
O preparo do sofregit leva em torno de 20 a 30 minutos
Fonte da receita: Catalan Cuisine de Colman Andrews
Leia aqui nossas dicas para iniciantes na cozinha
Holy Trinity (Santíssima Trindade) do Sul dos Estados Unidos:
O que é: pimentão verde, aipo e cebola picados refogados em óleo até ficarem macio
Entre o francês mirepoix e o espanhol sofrito, o refogado da culinária cajun e criola da região de Nova Orleans na Louisiana engloba três ingredientes em iguais proporções: aipo, cebola e pimentão verde.
Os legumes não precisam ser cortados muito finamente e integram o prato final. É usado como base da tradicional Jambalaya (tipo de paella crioula), além da sopa Gumbo, ensopados de lagosta, molho para frango e outros molhos.
Recaíto de Porto Rico e outras ilhas caribenhas:
O que é: cebola, coentro, alho, pimentões verde e pimenta aji refogados em óleo neutro até ficar macio e começar a dourar.
Como faz: em geral, os ingredientes são processados no processador de alimentos até formar uma pasta. Essa pasta é então refogada no óleo vegetal ou banha.
Muitos cozinheiros fazem uma quantidade grande de pasta de recaíto e deixam em um pote na geladeira para usar no dia a dia.
Também chamado de sofrito, este refogado típico é usado como base para diversos pratos da culinária caribenha, entre eles, arroz, feijão, sopas, ensopados.
Leia também:
Adu Lasan da Índia:
O que é: uma pasta de gengibre e alho amassados.
Pode ser usado para temperar carnes ou aves antes de cozinhar, ou refogado em óleo com as cebolas já amolecidas. Segundo o autor, Niloufer King, toda casa de uma família Parsi, tem que ter esta pasta na despensa para ser usada.
Nas famílias tradicionais, o cozinheiro mói o gengibre juntamente com alho e sal todas as manhãs. Quem precisa de mais praticidade, tem sempre um potinho pré-preparado na geladeira. A pasta pode ser feita usando o processador de alimentos
Como faz: para fazer um potinho, é preciso meia xícara de alho descascado e picado meia xícara de gengibre cortado em pedaços. Coloque os ingredientes no processador juntamente com meia colher de chá de sal e um pouco de óleo e sal. Processe até que a consistência esteja pastosa.
Armazene em um pote de vidro, colocando uma camada de óleo no topo, antes de fechar. Guarde na geladeira por até uma semana.
Referência: My Bombay Kitchen de Niloufer Ichaporia King
Leia também: como usar gengibre na comida
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Agora que você conhece mais sobre as bases aromáticas do mundo, compartilhe o artigo nas redes sociais e não deixe de salvar no pinterest, usando a imagem abaixo:
Deixe um comentário