Como fritar bacon de três formas diferentes para obter um bacon sequinho e crocante
O bacon é apreciado em diversas culturas culinárias pelo seu sabor defumado e delicioso. É par constante dos ovos no café da manhã de muitos lugares, acompanha o hambúrguer como ninguém e é também usado no preparo ou na finalização de uma gama variada de receitas.
Na dúvida de como tornar uma receita mais saborosa? Põe bacon!
Como fritar bacon em fatias sequinho e crocante
Concordamos que bacon é uma delícia, mas temos que também concordar que faz uma bagunça incrível quando frito na frigideira. Ninguém merece ter de lidar com isso.
A solução? Temos três para você, veja a seguir:
Bacon frito no micro-ondas
Forma fácil e super rápida de fazer um bacon crocante sem esquentar e sujar a cozinha toda! O bacon cozinha uniformemente e fica uma delícia.
Como a potência dos fornos varia, na primeira vez que for fritar bacon no seu micro-ondas, programe para 2 minutos, abra o forno e veja como está. Assim, você aprende quanto tempo é o ideal no seu aparelho.
- Forre um prato próprio para micro-ondas com papel toalha.
- Coloque as fatias de bacon dispostas lado a lado, sem empilhar.
- Cubra com mais uma folha de papel toalha.
- Leve ao forno de micro-ondas em potência máxima por 2 a 4 minutos.
- Retire do forno, retire o excesso de gordura e deguste seu delicioso crispy bacon.
Fritar bacon na Air fryer
A maravilhosa airfryer não decepciona na hora de fazer bacon. A única dificuldade é que para fazer muita quantidade em uma fritadeira pequena você precisará fritar em etapas, um pouco de cada vez. Se for este o caso, não deixe acumular muita gordura na airfryer, limpando a fritadeira depois de cada etapa.
- Coloque as fatias de bacon na cesta da air fryer, deixando espaço entre elas. Não coloque uma por cima da outra, nem encha demais a fritadeira.
- Programe a airfryer para cozinhar a 200 graus por 10 minutos (não é necessário pré-aquecer).
- Na metade do tempo, vire as fatias de bacon.
- Retire o bacon da airfryer e coloque no papel toalha para retirar o excesso de gordura.
Leia também: dicas para usar a air fryer
Como fazer batata recheada crocante na airfryer
Como fritar bacon no forno
Este método embora bem mais prático que a frigideira apresenta a desvantagem de ter de pré-aquecer o forno. Isso pode levar algum tempo, gastar gás e esquentar a cozinha, mas para quem não tem um micro-ondas ou uma airfryer é a melhor opção.
- Pré-aqueça o forno a 200 graus.
- Forre uma assadeira com papel alumínio ou papel manteiga.
- Disponha as fatias de bacon uma ao lado da outra, formando uma camada única.
- Leve ao forno pré-aquecido e asse por 15 minutos. Abra o forno e veja se o bacon está crocante, ou se precisa de mais alguns minutos. Em geral, na temperatura de 200 graus, o bacon cozinha em 15 a 20 minutos, mas como os fornos variam, é bom começar a olhar antes que queime.
- Com uma pinça, transfira as fatias de bacon para um prato forrado com papel toalha para escorrer a gordura.
Tipos de bacon
Bacon é um corte especial de carne suína, que é posteriormente curado e então defumado.
Originário da Europa, há muitos séculos o bacon era feito artesanalmente como forma de preservar essa parte da carne de porco.
Como cada região tinha um processo de cura ou usava um corte diferente, hoje temos vários tipos de bacon associados a essa formas tradicionais de preservação.
Partes do porco
O bacon pode ser feito com diferentes cortes da carne de porco.
Barriga do porco – o bacon mais comercializado no Brasil é feito da barriga do porco, também chamada de manta, e tem uma proporção grande de gordura e pequena de carne. É o que a gente encontra normalmente em pedaços, cubos, ou em fatias em qualquer supermercado.
Paleta do porco – feito a partir da carne da paleta, este bacon tem mais carne e menos gordura que o bacon de barriga. É vendido por um preço maior.
Pernil do porco – o bacon de pernil é um produto especial, que agrada a quem prefere um produto mais magro, com mais carne que gordura.
Lombo de porco – costuma ser o mais caros dos bacons e é o que tem menor teor de gordura. Como consequência, é bem menos calórico. O bacon de lombo defumado deste frigorífico tem apenas 113 calorias por porção de 10 gramas, bem abaixo das 330 calorias por porção do bacon de barriga da mesma marca.
Origem
Bacon americano – é o mais semelhante ao bacon de barriga fatiado comum no nosso país. É feito da parte lateral da barriga do porco, que é defumada.
Toucinho – também retirado da barriga do porco, o toucinho inclui a gordura (muita gordura!) e o couro do porco. O delicioso torresmo é feito da fritura de pedaços de toucinho.
Bacon canadense – o bacon é feito do lombo do porco e mais se assemelha a um presunto do que ao bacon norte-americano. No Brasil, nem é chamado de bacon, mas de lombo canadense.
Bacon britânico – é um “cruzamento” do bacon americano com o canadense, ou seja uma combinação da carne da barriga com a carne do lombo em um só corte. Em cada fatia, você tem uma porção grande de carne e também alguma gordura. Eu adoro!
Pancetta – bacon italiano: feito com a barriga do porco curada em sal, ervas e especiarias, e depois maturada. Diferente do bacon, que é defumado, a pancetta não passa pelo processo de defumação. Seu gosto é resultante da mistura de ervas e condimentos usados na cura. Na Itália, é apreciada cru ou como ingrediente para outros pratos.
Leia também: melhor panela antiaderente
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Deixe um comentário