Saiba como usar alecrim na comida para dar um upgrade no sabor de seus pratos.
O alecrim, cientificamente chamado de Rosmarinus officinalis, é um arbusto cujas folhas tem formato de agulhas e fragrância deliciosa. Originário da região do Mediterrâneo, tem sido usado na culinária há pelo menos 2500 anos.
O nome latino “rosmarinus“, que significa “orvalho do mar“, parece fazer referência ao fato de que a planta se dá bem em baixas altitudes, e é comum crescer próximo ao nível do mar.
Mas, segundo algumas fontes, o nome é também relacionado à Virgem Maria. Reza uma lenda que a Virgem cobriu um arbusto de alecrim com seu manto azul em uma noite e, pela manhã, as flores que eram brancas tinham se tornado azuis. Por isso, o arbusto passou a ser chamado “Rosa de Maria“.
Em inglês e em outras línguas, o nome do alecrim é uma variante do nome latino rosmarinus. Assim, temos rosemary (alecrim em inglês), romarin (alecrim em francês), rosmarino (alecrim em italiano), romero (alecrim em espanhol). Entre as línguas latinas, parece que só mesmo o português se afastou desta raiz.
Segundo este Dicionário Etimológico, a origem do nome alecrim em português é a palavra árabe al-iklil ou al-iklit, que era a “denominação do arbusto de flores e folhas com aroma agradável”. Faz sentido também!
Na culinária, o alecrim é usado como tempero de pratos variados, e pode ser acrescentado à panela para fazer ensopados, ao tabuleiro para ir ao forno e às carnes também antes de assar.
Veja a seguir nossas dicas de como usar o alecrim como tempero.
Quer se organizar na cozinha? Baixe gratuitamente nosso kit de planejamento para um Cardápio Semanal.
Alecrim combina com que tipo de alimento?
Para saber como usar alecrim na comida, você precisa saber com que esta erva combina. Trago boas notícias: ela combina com vários alimentos, veja a seguir.
Um dos usos mais comuns do alecrim é para temperar carnes para assar. Entre elas, alecrim combina com carne de boi, frango, carne de porco e até de cordeiro.
Eu adoro preparar uma receita de frango assado da chef americana Alice Waters. Basta fazer uma pasta com:
- 1 colher de sopa de azeite,
- 2 dentes de alho,
- 1 colher de chá de cada: alecrim, tomilho e orégano,
- 1/2 colher de chá de cada: sal e pimenta do reino.
- Levante a pele do frango, esfregue bem com a pasta e deixe para que penetre no frango, tornando-o super mais macio e super saboroso. Depois é só colocar para assar. É inacreditável o tanto que isso é bom!
Outra forma de usar o alecrim com frango é fazer um espetinho de frango usando como espeto o próprio galho do alecrim sem as folhas.
Veja aqui nossas dicas para não errar nas receitas.
O alecrim pode ser também usado para dar um gosto especial a pães e tortas salgadas. A focaccia é um pão tradicional italiano que é temperado com folhas de alecrim. As folhas se misturam com o azeite e dão um perfume e gosto maravilhosos ao pão. O azeite de alecrim (veja abaixo) é também delicioso para mergulhar um pão fresquinho.
Clique aqui para ver uma receita de queijo brie com alecrim e mel.
Outra combinação perfeita do alecrim é com batatas. Na Inglaterra, as Roast Potatoes são batatas que são cozidas na água e depois assam no forno com uma dose generosa de gordura. Como acompanhamento maravilhoso para carnes assadas, as roast potatoes são temperadas com alecrim e alho.
Até mesmo um simples purê de batata ganha um sabor espetacular quando tem um toque de alecrim. Neste caso, não exagere, somente algumas folhas picadinhas já serão suficientes para acrescentar muito sabor.
Para preparar legumes assados, coloque azeite na assadeira e forre com uma cama de alecrim (e outras ervas aromáticas se quiser), disponha os legumes, mais uma porção de azeite e finalize com sal e pimenta do reio. Cubra com papel alumínio e leve ao forno. Você não vai acreditar no cheiro quando tirar o papel alumínio. O tempo de cozimento vai depender do tipo de legume, da forma que foram cortados e da quantidade.
Por fim, alecrim combina também com queijo. Tanto em molhos que tenham queijo, como em biscoitos ou crackers com queijo, o alecrim é uma combinação perfeita. Veja aqui a receita de brie assado com mel e alecrim.
Leia também: bases aromáticas e refogados pelo mundo
Como preparar o alecrim para o uso na cozinha
Se tiver um vasinho de alecrim em casa, corte alguns ramos para serem usados, de acordo com a quantidade necessária. Se tiver comprado os ramos já soltos, siga com a lavagem.
Lave os ramos de alecrim em água corrente, tirando qualquer sujeira e restos de terra que possam estar nas folhas. Em seguida, seque com uma toalha de papel ou com um pano de prato.
Uma vez secas, retire as folhas do cabinho. Você pode fazer isso puxando uma a uma, ou prendendo as folhas com os dedos, e puxando o cabo, até que todas as folhas tenham se desprendido. Veja a técnica no vídeo a seguir.
Como as folhas são duras, normalmente as receitas pedem que sejam picadas. Isso pode ser feito facilmente com uma faca do chef, ou com a faca meia lua (mezzaluna), que é específica para ervas.
Para usar a faca mezzaluna você segura um cabinho em cada mão e faz movimento de balanço para triturar o alecrim. Rapidinho as folhas estarão bem picadinhas, prontas para irem para a panela.
Leia aqui sobre os diversos tipos de facas.
Quando colocar o alecrim para temperar?
Para saber também como usar o alecrim na comida, é importante saber que o alecrim é uma erva robusta.
Muita gente tem dúvida se o alecrim deve ser colocado no início ou no final do cozimento.
Sendo uma erva robusta, diferente do manjericão por exemplo, ela pode ser adicionada à comida no início do preparo de sopas ou assados.
Quanto mais o alecrim cozinha no líquido, mais saborosa ele deixará a comida.
Alecrim fresco ou seco?
O alecrim mantém o sabor quando seco ou desidratado e se conserva por um longo período de tempo se bem acondicionado. É muito fácil encontrar embalagens de alecrim desidratado na seção de ervas do supermercado.
Para secar em casa, faça um buquê com alguns galhos de alecrim e pendure de cabeça para baixo em um local seco, porém arejado. Em duas semanas, o alecrim estará seco e pronto para ser guardado.
Como as folhas ficam ainda mais duras quando secas, é preciso picar bastante antes de acrescentar à panela.
Outra questão é que o sabor da erva seca é mais encorpado ou concentrado que o da erva fresca. Assim, você usa menos quantidade de alecrim seco do que usaria alecrim fresco. Em geral uma colher de sopa de alecrim fresco corresponde a uma colher de chá de alecrim seco.
Leia também: como usar sálvia na comida
Como guardar alecrim?
O alecrim fresco, uma vez retirado da planta, deve ser mantido na geladeira, em sacos plásticos ou na embalagem original. Como é uma planta robusta, mantém o sabor e o aroma por até duas semanas.
Já o alecrim seco deve ser guardado em potes de vidro bem fechados, armazenados em local seco.
Como usar o alecrim na comida – três formas práticas
Manteiga com alecrim
Para usar como tempero de filés, como pastinha para o pão ou crudités de aperitivo, para rechear uma batata assada, ou simplesmente como molho para macarrão.
Como fazer manteiga com alecrim
Amasse 2 dentes de alho com 1 colher de chá de sal marinho. Acrescente e junte 1 colher de chá de suco de limão siciliano e 1/2 colher de chá de alecrim finamente picado. Misture bem. Misture com 100 g de manteiga em temperatura ambiente e amasse com um garfo até estarem totalmente incorporados. Faça um rolinho com a manteiga de alecrim, embrulhe em papel manteiga ou filme plástico e leve à geladeira. Pode ser congelado.
Azeite com alecrim
Outra forma de ter sempre alecrim tempero para usar em preparos ou para dar um toque especial no alimento é fazer um azeite com alecrim. Use o azeite para fazer legumes assados, para mergulhar um pedaço de pão, ou até para regar uma fatia de pizza.
Como fazer azeite com alecrim
Em uma panela de fundo grosso, coloque meia xícara de folhas alecrim fresco e adicione uma xícara de azeite. Aqueça em fogo médio por cerca de 10 minutos, porém cuidando para o azeite não ferver. Desligue o fogo e deixe em infusão por cerca de 1 hora. Passe a mistura por um coador e armazene em um pote de vidro. Conserve na geladeira por até 6 meses.
Leia também: como usar dill (endro) na comida
Sal com alecrim
O sal aromatizado com alecrim também é uma ótima forma de preservar o alecrim e pode ser usado também nas batatas assadas, no churrasco e assados em geral.
Como fazer sal com alecrim
Em um processador de alimentos, misture 1/4 de xícara de folhas de alecrim com uma xícara de chá de sal em flocos. Processe até que esteja bem misturado. Se a mistura ficar um pouco úmida, espalhe em uma assadeira e deixe secar por algumas horas. Coloque o sal de alecrim em um potinho e use quando quiser. Ele tem a mesma validade do sal.
Como fazer chá de alecrim
Muitos acreditam que além de gostoso, o chá de alecrim tem poderes medicinais. É bem fácil de fazer, veja só:
Para uma xícara de chá, você precisa de cerca de 300 ml de água fervendo e dois ramos de alecrim. Lave o alecrim e coloque na xícara. Complete com água fervendo e deixe em infusão por 5 minutos. Retire os ramos de alecrim, coloque uma gotinha de limão e açúcar, adoçante ou mel, se for do seu gosto. Aprecie!
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
E agora que você já conhece mais sobre o alecrim, compartilhe com os amigos e salve este artigo no seu Pinterest.
Darcio Feliciano de Siqueira
Parabéns pelo artigo enxuto e enriquecedor!
Acabei de assar filés de frango temperado com sal, pimenta do reino, azeite, vinagre e alecrim colhido na hora e picado. Ficou uma delícia!
Obrigado!
Marta candido
Muito bao a explicação sobre o alecrim. Mmas quero saber se eu posso usar o alecrim em molhas brancos?
Eneida
Oi Marta,
Nunca vi molho branco com alecrim. Minha receita só leva noz moscada: https://www.bemafiada.com/como-usar-noz-moscada/
Mas se você gosta, por que não experimentar?