Aproveite todas as funções que sua panela de pressão elétrica oferece e tire melhor proveito dela. Neste artigo mostramos como refogar na panela de pressão elétrica.
Refogar é das técnicas mais usadas na culinária brasileira. A gente adora fritar uma cebola juntamente com um alho picadinho para dar uma base de sabor a vários pratos do nosso dia a dia.
Com a panela de pressão elétrica você também pode fazer o refogado tradicional ou qualquer outro e, sem ter de lavar e trocar de panela, seguir com a receita na pressão.
Mesmo que sua panela de pressão elétrica não tenha a função “Refogar” ou “Dourar”.
É muito fácil e sem segredos refogar na panela de pressão elétrica, mas se você ainda não se sente confiante, leia este artigo com todas as dicas e explicações.
Refogar é uma técnica culinária que consiste em fritar ligeiramente, em um pouco de gordura quente, verduras, legumes e ervas aromáticas para dar sabor a um prato.
Como usar a função Refogar da Panela de Pressão Elétrica
Diversos modelos de PPE (Panela de Pressão Elétrica) oferecem a função Refogar ou Dourar entre as outras tantas funções ou programas disponíveis.
Nesta função, a panela funciona sem pressão, ela simplesmente aquece a cuba de cozimento até uma determinada temperatura para que você use a panela como se estivesse cozinhando no fogão.
Na Electrolux PCC20, a função Refogar é a P05. Para programar esta função, pressione Menu e aparecerá P01 no visor. Use a tecla + para chegar até P05. A luz M se acenderá e em segundos começa a contagem regressiva de 30 minutos.
Não é preciso acertar o tempo para menos, mesmo que você considere 30 minutos muito tempo para seu refogado. Quando terminar de refogar, pressione a tecla Manter Aquecido/Cancelar que o timer volta para o zero e o modo Refogar é cancelado.
Consulte o manual de instruções da sua PPE para saber qual função corresponde a Refogar ou Dourar.
Quando a panela está na função Refogar ela aquece bem rapidamente. Basta aguardar uns 2 minutos e você já pode colocar a gordura (óleo, azeite, manteiga ou outra) para fritar o alimento.
Acrescente então o alimento e refogue como se fosse em uma frigideira, sem tampar a panela. Quando estiver no ponto desejado, pressione a tecla Cancelar e siga com a receita.
Se tiver selado uma carne ou outro alimento gorduroso que tenha deixado resíduos no fundo da panela, adicione um pouco de líquido e com uma espátula de madeira ou silicone, raspe o fundo da panela para retirar o que ficou grudado. Essa técnica se chama deglaçar na culinária e acrescenta ao molho os sabores deliciosos que de outra forma seriam descartados.
Deglaçar é uma técnica culinária que consiste em acrescentar um líquido, que pode ser água, caldo, bebida alcoólica ou outra, a uma panela, assadeira ou frigideira onde foi frito ou assado um alimento. O objetivo é retirar do fundo da panela tudo que ficou grudado de forma a criar um molho cheio de sabores.
Como fazer refogado na Panela de Pressão Elétrica sem a função refogar
Se sua panela não tem a função refogar, você pode usar qualquer função ou receita pré-programada. Consulte o manual da sua PPE para saber qual é o tempo e a temperatura de cada uma delas e escolha uma função que tenha a temperatura mais alta.
A diferença é que, para refogar ou dourar um alimento, a panela ficará aberta, sem a tampa, para que não faça pressão.
Na minha panela, por exemplo, a função Arroz tem um tempo programado de 15 minutos (120 graus) e a função Mandioca, 30 minutos (115 graus). Assim, poderia usar uma dessas funções se ela não tivesse Refogar (30 minutos, 160 graus).
Importante notar, no entanto, que a temperatura dessas funções é mais baixa que a da função Refogar, o que não é ideal, mas quebra bem o galho.
Depois de escolher a função, espere a panela esquentar por alguns minutos e coloque a gordura. Quando a gordura estiver quente, acrescente os alimentos que for refogar. Quando terminar, faça a deglaçagem ou pressione a tecla Cancelar.
Quer se organizar na cozinha? Baixe gratuitamente nosso kit de planejamento para refeições com listas e planilhas super úteis.
O que refogar na Panela de Pressão Elétrica?
Você pode refogar na Panela de Pressão Elétrico qualquer alimento que você refogaria na frigideira ou em outra panela.
A vantagem é que você já faz tudo na panela de pressão elétrica, do início ao final da receita.
Exemplo do que pode ser feito na função Refogar da Panela de Pressão Elétrica:
- Refogar temperos como cebola, alho e sal;
- Fritar arroz antes de cozinhar;
- Dourar pedaços de carne de vaca, lombo ou aves, para depois serem cozidos;
- Caramelizar cebolas;
- Refogar cogumelos;
- Saltear legumes diversos;
- Engrossar molhos e caldos;
- Reduzir líquidos;
- Finalizar o cozimento.
Como engrossar caldos e molhos
Outra forma de usar esta função é no final do cozimento a vapor, tanto para finalizar ou para engrossar determinados preparos.
Não é aconselhável engrossar molhos e caldos na pressão. Mas isso pode ser feito depois que o alimento cozinha na pressão, na função Refogar. Neste momento, acrescente o amido de milho, por exemplo, e deixe cozinhar até que o caldo engrosse.
Ou simplesmente deixe o alimento cozinhar na panela aberta para que o líquido em excesso evapore e o molho seja reduzido.
Sabe aquele alimento que não chegou no ponto quando acabou o tempo na pressão? Você pode terminar o cozimento na função Refogar. Para isso, deixe o alimento cozinhando por mais alguns minutos com a panela aberta e na função Refogar até chegar no ponto desejado.
Leia também: como tirar mais proveito da panela de pressão elétrica.
Vale a pena refogar na Panela de Pressão Elétrica?
Se você gosta de praticidade e de usar o menos de panelas e utensílios possível na sua cozinha, usar a cuba da PPE para refogar e depois seguir com a receita na pressão pode ser uma excelente ideia.
Note, no entanto, que dependendo da panela de pressão elétrica, ela pode não alcançar temperaturas muito altas na função Refogar, ou – caso não tenha esta função – não ter uma função pré-programada com temperatura muito alta.
Nesse caso, não será o mesmo que refogar na frigideira, principalmente para quem gosta de trabalhar com fogo alto.
Outra diferença de se fritar ou refogar na frigideira é que a cuba da panela de pressão é bem profunda. Assim o líquido não evapora tão facilmente e isso pode afetar o resultado final.
Mas eu, como adoro uma facilidade e acho que super vale a pena usufruir de todas as possibilidades da PPE, sempre que preciso faço o refogado diretamente na panela de pressão elétrica.
Ainda na dúvida se vale a pena comprar uma panela de pressão elétrica? Veja aqui as vantagens e desvantagens da Panela de Pressão Elétrica e nossa seleção das melhores do mercado em 2021.
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Quer saber novidades sobre utensílios de cozinha e eltroportáteis? Leia nosso blog que tem muitas dicas e informações.
Deixe um comentário