Seleção de dez tipos de queijos para fondue que ficam deliciosos e esquentam uma noite de frio
O fondue de queijo é um prato de origem suíça, que consiste em submergir diferentes tipos de ingredientes em um molho cremoso de queijo derretido.
Trata-se, portanto, de um prato quente, ideal para espantar o frio e reunir a família e os amigos para um bate papo super gostoso. Para isso, no entanto, é preciso conhecer os tipos de queijos para fondue, de forma que todos compartilhem de uma experiência gastronômica inesquecível.
Então, para que você não perca o ponto da sua receita de fondue, o Bem Afiada preparou uma lista com os principais tipos de queijos usados para preparar essa deliciosa iguaria.
Tipos de queijo para fondue: conheça as melhores opções
Antes conhecer os tipos de queijos mais indicados para fondue, é preciso explicar que não existe um queijo inapropriado para o preparo do prato. O que existe, na verdade, são queijos com texturas mais encorpadas, que quando derretidos, oferecem molhos mais cremosos.
Nesse caso, os queijos mais utilizados para fondue são os maturados, que passam por processos físicos e químicos para remover o soro e conferir textura, cor e sabor ao ingrediente. Geralmente eles possuem coloração amarelada e textura mais cremosa. Por isso, são os mais indicados para serem aquecidos.
Embora seja possível usar queijos brancos como o Minas Frescal e o Ricota no preparo do molho do fondue, eles não produzem molhos cremosos e o resultado da receita pode não ser tão maravilhoso.
Confira a seguir os melhores tipos de queijos para fondue, começando pelos clássicos suíços, que são facilmente encontrados no Brasil.
Leia também: como escolher aparelho de fondue
Emmental
O Emmental é um queijo suíço, feito de leite de vaca não pasteurizado. Ele possui cor amarelo-claro, textura mais dura e orifícios (buracos) de 1,5 a 3 cm de diâmetro.
Gruyère
Assim como o Emmental, o Gruyère é um dos tipos de queijos para fondue dos mais tradicionais. Ele também é suíço, possui textura encorpada e vários buraquinhos. Contudo, possui sabor mais forte do que o Emmental e é um pouco mais macio do que ele.
Conheça os tipos de queijos usados para fazer raclette.
Provolone
Já o Provolone é um queijo italiano que possui casca dura e textura mais macia do que os tipos citados anteriormente. Apesar do seu sabor levemente adocicado, o queijo também produz um molho para fondue muito gostoso, principalmente quando combinado com os queijos Emmental e o Gruyère.
Muçarela
A muçarela (ou mussarela, como preferir), é um queijo italiano muito utilizado no preparo de pizzas, lasanhas e salgadinhos de maneira geral, graças à sua textura, sabor ácido e facilidade de derretimento. Também pelo mesmo motivo, integra a lista dos tipos de queijos para fondue, desde que o molho seja à base de leite, pois não deve ser misturado com ingredientes alcoólicos.
Cheddar
O Cheddar é um queijo inglês de consistência dura, aroma e sabor fortes. Apesar dessas características, derrete com muita facilidade. Quanto mais amadurecido, mais forte será o seu sabor.
Fontina
O Fontina, por sua vez, é um queijo de origem italiana, que se destaca pelo alto teor de gordura, sabor levemente adocicado, aroma suave e facilidade em ser derretido.
Gouda
O queijo Gouda, de origem holandesa, é super macio, muito saboroso e derrete com facilidade. Ideal para quem gosta de sabores mais suaves.
Edam
Assim como o Gouda, o Edam é um queijo holandês de cor amarelo-claro, aroma suave e textura macia. Todavia, para oferecer bons resultados em seu molho de fondue, opte por queijos novos. Para isso, o ideal é ficar atento à data de fabricação do ingrediente.
Leia também: 15 tipos de queijos europeus
Comté
O queijo Comté é um queijo francês, bem parecido com o Gruyère. Mesmo sendo um pouco duro, pode ser derretido facilmente. Também é muito gostoso.
Estepe
Para finalizar a nossa lista de tipos de queijos para fondue, temos o queijo estepe, que é um queijo com raízes russas. Com textura semi-dura e cor amarelo claro, é um queijo que derrete muito bem, por isso é muito recomendado para o fondue.
Quantos gramas de queijo para cada pessoa no fondue?
Depois de saber quais são os tipos de queijos para fondue mais importantes, é preciso calcular a quantidade certa de ingredientes para cada pessoa que irá comer. Para isso, há uma ótima regra, que garante que todos se deliciem com a iguaria: 200 gramas de queijo por pessoa.
Além disso, tenha em mente que o ideal é que participem da refeição no mínimo duas e no máximo oito pessoas, dependendo do tamanho do seu aparelho para fondue. Isso vai garantir mais conforto para todos.
Separe todos os acompanhamentos de forma organizada, permitindo que todos possam pegá-los e colocá-los no queijo um por vez.
Acompanhamentos para fondue de queijos
O queijo até pode ser a principal estrela do seu fondue, mas é preciso preparar os outros ingredientes que farão com que o queijo brilhe!
Os acompanhamentos são tudo o que você pode espetar no garfinho para mergulhar no molho de queijo.
Sugestões para acompanhamento de fondue de queijo:
- Pedaços de pão, de preferência um pão mais encorpado, como os italianos;
- Frios como salames e presuntos são ótimas opções;
- Linguiça calabresa também fica uma delícia com o molho de queijo;
- Camarão e iscas de peixe previamente fritos;
- Tiras de filé mignon grelhadas;
- Cogumelos na manteiga;
- Batatas cozidas (opte pela batata bolinha);
- Frutas também combinam com fondue: banana, maçã, pera, damascos secos…
- Floretes de couve flor ou brócolis cozidos, tomates cereja, pedaços de aspargos, agradarão aos vegetarianos e aos outros convidados também!
Como fazer fondue de queijo
Esta receita é suficiente para um fondue de queijo para 4 pessoas.
- Esfregue um dente de alho sem casca no interior da panela de fondue. Descarte o alho.
- Adicione 1 e 1/2 xícara de vinho branco seco e leve a panela ao fogo baixo.
- Em uma tigelinha, misture 1 colher de sopa de amido de milho em 2 colheres de chá de Kirsch, cachaça, ou água. Reserve.
- Quando o vinho começar a ferver, junte à panela aos poucos 400 gramas de queijo gruyere ralado e 400 gramas de queijo Emental ralado. Mexa bem até que o queijo derreta, formando um creme. Mantenha o fogo bem baixo.
- Acrescente a mistura de amido de milho ao fondue. Mexa até incorporar bem.
- Cozinhe em fogo muito baixo, sempre mexendo, até que o fondue engrosse, por cerca de 5-8 minutos.
- Transfira a panela para o rechaud (aparelho) e mantenha aquecido para não endurecer.
Dicas para um fondue perfeito
Além dos tipos de queijos apropriados para fondue e dos melhores equipamentos do mercado, alguns detalhes também são capazes de influenciar – positiva ou negativamente – no resultado da receita.
Portanto, as dicas a seguir vão contribuir para que você tenha um molho sempre no ponto, de forma a fazer bonito diante de todos os convidados. Entenda:
- O tamanho da panela deve considerar a quantidade média de convidados que você terá cada vez que fizer fondue;
- Invista nos ingredientes: quanto melhor o queijo e o vinho, melhor será o fondue;
- Caso o molho tenha ficado mole demais, basta adicionar mais do queijo utilizado ou amido de milho dissolvido em um pouco de líquido;
- Se o molho engrossar demais, basta adicionar meio copo de vinho e mexer sempre até atingir a consistência desejada;
- O creme empelotou? Não se desespere! Acrescente ao molho uma mistura de limão, vinagre e vinho seco, mexendo constantemente até alcançar uma mistura homogênea;
- Preferencialmente use queijos ralados e não em pedaços e use sempre a chama baixa;
- Misture os ingredientes sempre no mesmo sentido. Segundo a tradição, o movimento certo deve formar o número 8.
Conheça os melhores aparelhos de fondue do mercado e como escolher a melhor panela para cada tipo de fondue. Clique aqui para conhecer.
Perguntas frequentes sobre o fondue de queijo
Qual bebida acompanha o fondue de queijo?
O vinho branco e seco é a bebida alcoólica mais tradicional para acompanhar o fondue de queijo. O chá de ervas quente também é um ótimo acompanhamento.
Qual a melhor panela para fondue de queijo?
A melhor panela para fazer fondue de queijo é uma panela de cerâmica baixa, com a boca larga, e pesada, de forma que o calor se distribua uniformemente e que o queijo não grude no fundo.
Posso fazer fondue de queijo na panela elétrica?
É possível fazer fondue de queijo na panela elétrica. Para isso, mantenha a temperatura bem baixa e mexa constantemente até que o molho esteja cremoso e sem pedaços de queijo.
Deixe um comentário