Diferentes formas de preparar aspargos frescos e explorar este vegetal delicioso. Veja neste artigo como usar aspargos
Aspargo é um vegetal muito versátil, nutritivo e saboroso. Ele pode ser refogado, grelhado, assado, cozido na água ou no vapor, ou até – se cortado em fatias finas – comido cru em uma salada.
Os talos cozidos dos aspargos ficam deliciosos somente com manteiga ou azeite e um tico de sal e pimenta, ou podem ser acompanhados de molhos mais elaborados.
Aspargos combinam com peixes e frutos do mar, dão uma vida extra para o franguinho de todo o dia, ficam deliciosos com bacon e/ou presunto, e vão muito bem com diferentes tipos de carnes.
Veja neste artigo, como cozinhar e o que fazer com aspargos.
O que é aspargo?
Aspargo é o nome comum da planta Asparagus officinalis, uma planta que cresce naturalmente em solos secos e de clima temperado como o do Mediterrâneo. É no leste do Mediterrâneo e na Turquia que a planta tem suas origens.
No Brasil, foi inicialmente cultivado no Rio Grande do Sul, mas desde a década de 1990 é também produzido na região semiárida do nordeste. Parte dos aspargos consumidos no Brasil é originária do Peru, que é um grande produtor.
Leia também: como usar alho poro.
Tipos de aspargos
Os aspargos são diferenciados pela cor:
Verde: o tipo mais comum no mundo e é o que é mais encontrado no Brasil. Deve ser cozido sempre al dente, para manter a crocância.
Branco: o aspargo branco não é uma variedade diferente, mas são as condições de cultivo que determinam a cor. Por não ser exposto à luz do sol, não ocorre fotossíntese. Assim, o aspargo não tem clorofila, o que conferiria a cor verde. Embora tenha cor diferente, o gosto é bem semelhante ao do aspargo verde. Muito popular na Europa, deve ser descascado e bem cozido.
Roxo: é o tipo mais doce. A cor vem dos altos níveis de antocianinas, um corante natural que dá a cor roxa, também encontrado em outras plantas e frutas. Quando cozido, a cor se torna verde escura.
Como preparar aspargos frescos
Antes de cozinhar os aspargos pelos métodos indicados a seguir, veja como preparar os aspargos é simples e rápido.
- Lave: lave os aspargos em água corrente e escorra.
- Corte a base: o início do caule é a parte mais dura do aspargo. Assim, é bom remover antes de cozinhar. Para isso, corte com uma faca ou com as mãos os primeiros 3 – 4 cm da parte inferior do caule.
- Descasque: se o aspargo estiver com um aspecto muito duro, é bom descascar a parte mais inferior com um descascador de legumes. Isso faz com que a parte mais lenhosa e que demora a cozinhar seja removida. No caso do aspargo branco, descasque completamente.
- Tempere: azeite, sal e pimenta do reino é tudo o que você precisa para temperar aspargos.
Quer se organizar na cozinha? Baixe gratuitamente nosso kit de planejamento para refeições com listas e planilhas super úteis.
Como cozinhar aspargos
Uma vez preparados como indicado acima, seus aspargos estão prontos para serem cozidos. Você pode optar por cortar em pedaços menores (cada talo em 3 ou 4 pedaços), ou cozinhar o talo inteiro, já descartada a parte inferior.
Independentemente da forma que você escolher para cozinhar os aspargos, o importante é que não cozinhem demais. Eles devem ficar sempre “al dente“, macios porém mantendo o crocante. Para isso, teste com a ponta de um garfo para verificar o ponto.
Como refogar aspargos
Ficam deliciosos quando refogados na frigideira. Você pode usar simplesmente manteiga ou azeite, ou acrescentar ervas, alho ou algum tipo de pimenta para incrementar o sabor.
- Corte os aspargos em 3 ou 4 pedaços.
- Em uma frigideira, aqueça óleo, azeite ou manteiga
- Refogue os aspargos até ficarem crocantes, porém macios. Isso levará de 3 a 5 minutos.
- Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora.
Como fazer aspargos no forno
Assar aspargos é uma forma super prática de ter os aspargos na mesa sem stress nenhum. Eles ganham um sabor delicioso e podem ser assados juntamente com outros vegetais, ou com a carne.
- Pré-aqueça o forno a 200º.
- Em uma assadeira, disponha os aspargos e regue com azeite.
- Tempere com sal e pimenta do reino.
- Asse por cerca de 10 minutos, mexendo na metade do tempo.
Como grelhar aspargos
No grill, grelha ou churrasqueira, os aspargos ficam prontos em menos de 5 minutos e ficam queimadinhos e deliciosos. Não deixe de virar os aspargos com uma pinça, para que não queimem de um único lado.
- Pré-aqueça a grelha até que esteja bem quente.
- Regue os aspargos com azeite e tempere com sal e pimenta do reino.
- Grelhe os aspargos virando constantemente, por cerca de 4-5 minutos.
Como cozinhar aspargos no vapor
Esta forma simples de cozinhar aspargos rende aspargos macios que podem ser servidos acompanhados de um molho holandaise, ou simplesmente de manteiga.
- Cubra o fundo de uma panela com dois dedos de água.
- Coloque a vaporeira (cesto de cozimento a vapor) na panela e disponha os aspargos.
- Tempere com sal e pimenta do reino.
- Quando a água ferver, cozinhe por 3-5 minutos, até que os aspargos estejam macios.
- Sirva imediatamente
Como cozinhar aspargos na água
Caso não tenha uma vaporeira, cozinhe os aspargos na água com sal. Eu prefiro o método de cozimento no vapor, porque acho que retém mais os nutrientes, mas o resultado sem vaporeira também é satisfatório.
- Encha a panela com água e sal.
- Quando ferver, acrescente os aspargos.
- Cozinhe por 2-3 minutos.
- Sirva imediatamente.
O que combina com aspargos?
Como já afirmei anteriormente, aspargo é muito versátil e combina com quase tudo. Veja a seguir algumas ideias para servir aspargos:
- Ovos de qualquer forma: um simples ovo frito com a gema mole fica divino com aspargos cozidos
- Bacon: enrole uma fatia de bacon no aspargo e asse. Maravilha pura!
- Molho holandaise: acompanhamento tradicional para aspargos, é fácil de fazer.
- Salmão e outros peixes
- Camarão e frutos do mar. Veja a seguir a receita de um delicioso prato de camarão com aspargos feito em menos de 15 minutos em uma só frigideira.
- Frango combina bem com aspargos e pode ser feito na frigideira, ou assado.
- Na salada, misture com tomates secos, azeitonas e ricota e se delicie com o gosto do Mediterrâneo.
- Faça um stir-fry oriental, salpicando aspargos e legumes diversos no óleo de gergelim e finalizando com molho shoyu.
- Molho para macarrão: os aspargos ficam muito deliciosos com massa. O camarão com aspargos (receita abaixo) pode ser servido com uma massa, funcionando como molho maravilhoso
Receita de camarão com aspargos na frigideira
Uma forma rápida, fácil e deliciosa de como usar aspargos é esta receita que mistura a delícia do camarão com aspargos e tomates. Experimente e me conte nos comentários o que achou!
Camarão com aspargos na frigideira
Equipamento
- Frigideira grande
Ingredientes
- 200 gramas de camarão limpo (pode ser pré-cozido)
- 250 gramas de aspargos
- 10 tomates cereja
- ½ cebola roxa
- ½ limão siciliano
- 5 colheres de sopa de azeite (separadas)
- 2 dentes de alho
- sal
- pimenta do reino
Modo de preparo
- Prepare os ingredientes: Lave os tomates e corte ao meio. Lave os aspargos, descarte 3 – 4 cm da parte inferior de cada talo e corte o restante em pedaços de 4 – 5 cm. Retire as raspas do limão siciliano e esprema para obter o suco. Fatie a cebola. Pique o alho.
- Em uma vasilha, misture o camarão com o suco e as raspas do limão siciliano, o alho, sal e pimenta do reino. Regue com 1 colher de sopa de azeite e reserve.
- Leve a frigideira ao fogo e aqueça 3 colheres de sopa de azeite. Refogue a cebola até ficar macia, cerca de 2 minutos.
- Despeje o camarão e os temperos na frigideira e deixe cozinhar de um lado sem mexer, por 3 minutos. Vire o camarão e cozinhe por mais 1 minuto. Transfira todo o conteúdo da frigideira para um prato e reserve.
- Regue a frigideira com mais 1 colher de sopa de azeite e refogue os aspargos por 3 – 4 minutos até estarem macios e crocantes.
- Junte os tomatinhos e deixe cozinhar por mais 1 minuto.
- Volte com o camarão para a frigideira e aqueça por mais 1 minuto. Acerte o sal e tempere com pimenta do reino. Sirva imediatamente.
Dicas
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Deixe um comentário