Um objeto simples e barato, que não ocupa espaço na gaveta, e que vai se tornar seu melhor amigo na hora de descascar frutas e legumes. Conheça tudo sobre este prático utensílio de cozinha: o descascador de legumes
Se você, assim como nós, é um apaixonado pela cozinha, provavelmente está sempre em busca de novas receitas e utensílios que possam facilitar o dia a dia na cozinha.
O descascador de legumes é daqueles utensílios de cozinha a que ninguém presta muito atenção, nunca está em uma lista de desejos, ou em exposição na bancada.
No entanto, ele desempenha com maestria a função para qual foi projetado: descascar legumes e frutas com rapidez, segurança e conforto. E sem desperdício.
Existem diversos tipos e formatos de descascadores no mercado. Neste texto, falamos sobre eles e damos nossas dicas de como escolher o melhor descascador de legumes e fruta para sua cozinha.
Pule diretamente para nossa seleção de melhor descascador de legumes
- Descascador de legumes ou faca?
- Quais as vantagens do descascador?
- Modelos de descascador no mercado
- Descascador com Lâmina Lisa ou Serrilhada?
- Descascador com lâminas fixas ou móveis?
- Material da lâmina
- Diferentes cabos
- Como usar o descascador de legumes
- Qual é o melhor descascador de legumes e frutas?
- Bom e barato: descascador Tramontina Utilità
- Receita de omelete com batata e cebola
Descascador de legumes ou faca?
Essa é a primeira dúvida que aparece quando o assunto é descascar: seria melhor usar a velha e tradicional faca de legumes ou adquirir um descascador de legumes?
A faca de legumes é uma faca própria para alimentos pequenos, como frutas e legumes. Ela tem lâmina pequena (em torno de 8 cm) que pode ser levemente serrilhada.
Esse tipo de faca é ideal para cortar os legumes, mas, para descascar, o descascador faz um serviço muito mais eficiente. Foi mesmo um gênio quem inventou este utensílio tão simples e que facilita tanto uma tarefa.
Ele tem o formato ideal para se encaixar perfeitamente na sua mão, além de ser muito mais seguro. Até as crianças podem ajudar na tarefa de descascar batatas, ou cenouras, por exemplo.
Quando você usa um descascador de legumes, você evita desperdício. Já reparou quanto da batata vai para o lixo junto com as cascas, quando você usa uma faca para descascar?
Nossa sugestão é que você aposente a faca quando for descascar os alimentos. Faca serve para cortar ou picar. O ideal é que você a utilize em conjunto com o descascador, assim você terá um equipamento adequado para cada etapa do preparo.
Leia aqui sobre os principais tipos de faca de cozinha.
Quais as vantagens do descascador?
Um dos principais benefícios desse utensilio é a sua simplicidade de utilização, tendo até mesmo (em alguns modelos) peças de proteção, para reduzir os riscos de acidentes.
Hoje, podemos encontrar no mercado uma infinidade de tipos de descascador de legumes, desde os mais simples (que tem somente uma lâmina para descascar) até os mais completos, que podem agregar as funções de cortar ou fatiar.
Entre os principais benefícios de ter um cortador de legumes na sua cozinha, temos:
Segurança
O descascador de legumes descasca os alimentos sem apresentar riscos, já que sua estrutura é projetada pensando na segurança do usuário.
Ele possui áreas específicas que impedem que sua mão tenha contato com a lâmina, reduzindo assim as chances de acidentes.
Praticidade
Quem gosta de cozinhar sabe que apesar de ser muito gostoso os momentos em frente ao fogão, os preparos exigem tempo e muita dedicação para que tudo saia como o planejado.
É exatamente por isso que a utilização de aparelhos que possam otimizar e agilizar esses processos se faz importante, como é o caso do descascador de legumes.
Tudo o que você precisa fazer é posicioná-lo sobre o legume e deslizar até a casca ser removida.
Estilos de lâminas
Existem no mercado descascadores de legumes com diferentes tipos de lâminas. A lâmina mais básica e comum é a lâmina lisa, que além de descascar pode também ser usada para tirar lascas finas, como de queijo parmesão ou de chocolate.
Outros tipos de lâmina permitem que você não só descasque o alimento, mas também corte de formas diferentes (sim, com alguns descascadores você poderá cortar também.
Alguns modelos facilmente encontrados por aqui tem uma lâmina serrilhada que permite fazer o corte Julienne, que corta o alimento em fitas longas e finas. Quer fazer macarrão de abobrinha? Dá para fazer com estes descascadores.
Veja a seguir alguns modelos que oferecem essa opção:
Descasques e cortes uniformes
Na hora de cortar ou descascar um legume com uma faca, a probabilidade de desperdício ou de cortes nada simétricos é grande, ainda mais para quem não tem tanta habilidade.
Com um descascador de legumes, você pode descascar de forma perfeita e fazer cortes precisos e uniforme. O macarrão de abobrinha vai sair com as tiras exatamente da mesma largura! Não tem erro.
Leia também nosso guia de como escolher facas de cozinha para montar o seu arsenal
Economia
Como já mencionamos muitas vezes nesse texto, não é demais ressaltar que com um descascador de legumes não temos desperdício de comida. E isso impacta diretamente na economia, já que você está aproveitando 100% do alimento.
Outro ponto importante é que sabemos que tempo é dinheiro. Com o descascador você executa a tarefa de descascar muito mais rapidamente que com a faca.
Conforto
Sim, com esse utensilio você tem muito mais conforto já que ele é projetado para se acomodar perfeitamente na sua mão e ser utilizado sem que precise colocar força.
Você descasca seus alimentos no conforto do seu sofá, enquanto assiste tv, por exemplo. Além de ter a tranquilidade de estar manuseando um produto pensado em sua segurança.
Modelos de descascador no mercado
Existem no mercado diversos modelos de descascadores, e isso pode gerar uma certa dúvida sobre qual o ideal para sua necessidade.
Por isso, listamos os dois principais modelos de descascador de legumes e suas diferenças:
Descascador reto
Esse é o modelo mais indicado para quem quer descascar legumes mais longos e que possuem uma casca mais fina. Esse também é o tipo mais tradicional de todos.
Sua utilização lembra bastante uma faca, mas com o diferencial do corte desse utensilio ser muito mais preciso e fino.
E é justamente por conta dessa precisão que o descascador reto é super indicado para os alimentos que contam com uma casca mais fina, como é o caso do tomate e da berinjela.
Por oferecer um tipo de corte preciso e fino, também é ideal para os alimentos longos, como é o caso do pepino.
Descascador em Y
Preferido dos chefs e cozinheiros profissionais, o descascador em Y é ideal tanto para legumes, como para frutas que tem uma casca mais grossa.
É extremamente ágil e versátil, sendo super pratico de utilizar. Em poucos minutos e com poucos movimentos você poderá descascar todo um alimento, como a cenoura, por exemplo.
O porém desse modelo aqui se refere ao seu tamanho, que por ser maior não facilita o uso em legumes ou frutas menores, ou que possuam a casca mais fininha, como o kiwi.
Descascador com lâmina lisa ou serrilhada?
Falamos acima sobre os tipos de descascador de legumes, que são os em Y e os retos. Agora, vamos falar sobre os dois tipos de lâminas que eles podem apresentar.
Para que você entenda qual a ideal para a sua necessidade, listamos as vantagens de cada uma delas, além da indicação de uso. Veja:
Lâmina lisa
Ideal para os legumes que tem uma casca mais grossa e até áspera, como é o caso da batata e da cenoura. Com essa lâmina, você vai remover apenas as cascas, além das imperfeições que possam haver.
Com esse tipo, você também poderá utilizar o descascador como fatiador de alimentos.
Lâmina serrilhada
Esse tipo de lâmina já é indicada para os alimentos que possuem uma casca mais mole, fininha como tomate, kiwi e o pêssego.
Por ser serrilhada, o corte acontece de forma mais fácil, sem estragar o legume ou a fruta, já que não é preciso colocar força.
Esse tipo de lâmina também é mais segura, já que o deslize acontece com mais dificuldade devido ao seu serrilhado.
Você pode se certificar sobre qual o tipo de lâmina que o seu descascador possui se atentando a embalagem na hora da compra, que normalmente ficam em seu verso.
É importante deixar claro também, que você pode encontrar os dois tipos de lâminas tanto nos descascadores retos como nos em formato de Y.
Quer ter frete grátis e ofertas exclusivas? Conheça o programa de assinatura Amazon Prime, que além do frete gratuito para milhares de produtos dá direito ao Prime Video, Prime Music, Prime Reading e Prime Gaming. Clique aqui para conhecer e fazer o teste gratuito.
Descascador com lâminas fixas ou móveis?
Os tipos mais básicos de descascadores têm lâminas fixas. Elas são ideiais para descascar legumes mais retos, como cenouras e pepinos.
Para outros legumes e frutas, redondos ou de formato variado, o ideal é um descascador que tenha a lâmina móvel, pois ela se adapta melhor à forma do que está sendo descascado.
Em geral, os descascadores em Y têm essas lâminas móveis, mas é também possível encontrar descascadores retos com lâminas giratórias.
Material da lâmina
Uma dica extra é ficar atento ao tipo de material da lâmina. Em sua grande maioria são em aço inox, que oferece um ótimo custo benefício, não enferruja e é super fácil de lavar.
Mas, também existem as lâminas de cerâmica que possuem durabilidade ainda maior que as em inox, mas em compensação são menos resistentes a impactos.
Diferentes cabos
Esse é um ponto importante para avaliar antes de escolher o tipo ideal para levar para casa, já que é o cabo que vai ditar o nível de conforto e até durabilidade do produto.
O mais comum é que ele seja em plástico ABS e polipropileno, já que esse material é barato e leve. O ponto negativo desse tipo de cabo é que eles escorregam com mais facilidade, principalmente se estiver com as mãos molhadas.
Isso não acontece com os cabos feitos em borracha, que além de não deslizarem nos dedos também possuem uma ótima duração.
No caso dos cabos em aço inox, a durabilidade é superior a todos os anteriormente mencionados. Entretanto, podem não ser tão confortáveis de segurar por muito tempo.
Existem também os feitos em madeira, que não escorregam de jeito nenhum das mãos, mas que podem se deteriorar com o tempo e acumular bactérias se guardados molhados.
Como usar o descascador de legumes
Usar um descascador de legumes é muito fácil, basta passar a lâmina pela casca do alimento. Veja no vídeo abaixo como fazer:
Qual é o melhor descascador de legumes e frutas?
Em resumo, para escolher o melhor descascador de legumes de forma a atender a sua demanda, leve em consideração os seguintes pontos:
Quais alimentos costuma consumir com mais frequência?
Precisa de um produto 2 em 1, que além de descascar também corte?
Precisa de um tipo de lâmina ou das duas?
Quer o tipo reto ou em Y?
Depois de muito pesquisar e ler centenas de avaliações, para mim, os melhores descascadores de legumes e frutas à venda no Brasil são os seguintes:
Descascador de legumes em aço inoxidável, prateado, 208 mm, ZWILLING Pro
Começando pelo modelo reto, que é meu preferido, este descascador de legumes é todo em aço inox e tem duas lâminas lisas e fixas muito afiadas. Você descasca o alimento sem esforço e muito rapidamente.
A marca Zwilling é uma tradicional marca de cutelaria alemã, o que garante a procedência e a qualidade.
A ponta aguda do descascador Zwilling Pro é um instrumento extra que pode ser usada para tirar as imperfeições da batata (aqueles “olhos” pretos), por exemplo.
Clique aqui para ver os preços e condições de entrega
Descascador em Y Victorinox de lâmina serrilhada
Este descascador em Y possui lâminas serrilhadas móveis e cabo ergonômico. É sem dúvida o melhor da sua categoria.
Produzido pela suíça Victorinox, a qualidade deste descascador é inquestionável.
As lâminas não enferrujam, são super afiadas e descascam muito bem frutas com casca fina (como kiwi e tomate), mas também outros legumes de casca mais grossa.
Além da praticidade, este cortador é lindo e está disponível em 5 cores.
Clique aqui para ver o preço atual
Descascador Victorinox em Y com lâmina lisa
Este descascador da Victorinox tem um modelo diferente, em ângulo de 45 graus, para facilitar bastante o uso. No começo, é estranho de usar, mas com o tempo e o costume, a tarefa fica bem fácil.
A lâmina de inox lisa é móvel, para se adaptar melhor ao formato das frutas e legumes.
O acessório lateral destina-se a retirar as impurezas dos legumes. Para essa tarefa, no entanto, eu prefiro a ponta afiada do outro modelo, ou de uma faca de legumes.
Clique aqui para ver o valor atual e detalhes.
Bom e barato: descascador Tramontina Utilità
O prêmio de melhor descascador bom e barato vai para o da linha Tramontin Utilità. Eu tenho um desses há anos e embora o cabo fique um pouco desbotado, ele continua funcionando muito bem.
Com duas lâminas lisas fixas de inox e cabo de polipropileno, este descascador é bem afiado e fácil de manusear.
No momento de publicação deste artigo, ele custa apenas R$14,00, o que o torna imbatível na categoria.
Clique aqui para ver o valor e detalhes.
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Receita de omelete com batata e cebola
Receita de omelete com batata e cebola
Equipamento
- Descascador de alimentos
- Mandoline
- Omeleteira ou frigideira grande antiaderente
Ingredientes
- 4 ovos
- 2 batatas
- 1 cebola
- 1 colher de sopa azeite de oliva
- ¼ xícara creme de leite fresco
- sal e pimenta do reino
Modo de preparo
- Descasque as batatas e a cebola e corte em fatias bem finas. O mandoline facilita muito esta tarefa.
- Coloque as fatias de batata em uma panela pequena e cubra com água. Acrescente sal. Após a fervura da água, deixe as batatas cozinharem por 5 minutos.
- Em uma frigideira, coloque metade do azeite, deixe esquentar e refogue a cebola até estar macia.
- Escorra as fatias de batata e deixe secar no escorredor por alguns minutos.
- Junte as batatas à frigideira com a cebola e frite rapidamente.
- Em uma tigela, quebre os ovos e tempere com sal e pimenta do reino. Acrescente o creme de leite e misture bem.
- Se estiver usando uma omeleteira (20 cm), despeje o restante do azeite e espere esquentar. Coloque metade da mistura de cebola e batata e cubra com metade do creme de ovos. Frite por 5 minutos de cada lado. Repita toda operação com a outra metade dos ingredientes.
- Se estiver usando uma frigideira (24 cm), despeje o azeite e espere esquentar. Coloque toda a mistura de cebola e batata e despeje o creme de ovos por cima, espalhando bem. Frite por cerca de 8 minutos e, com muito cuidado, vire a omelete. Para virar a omelete, coloque um prato do mesmo tamanho da frigideira por cima dela e faça um movimento rápido para virar a frigideira de modo que a omelete vá inteira para o prato. Escorregue a omelete de volta para a frigideira e frite por mais 8 minutos.
- Sirva quente com uma salada de folhas, ou um bom pedaço de pão.
Deixe um comentário