Para saber como escolher facas de cozinha, aquelas que serão as aliadas perfeitas na preparação das suas receitas, você tem que levar em consideração vários detalhes. Leia neste texto quais são eles.
Quem começa a levar a cozinha mais a sério, ou se apaixona por ela, vê logo a necessidade de se ter bons utensílios para trabalhar. E a faca, dentre os vários apetrechos que usamos para cozinhar, costuma ser o primeiro da lista de desejos de um cozinheiro.
Mas uma busca simples sobre que facas comprar costuma trazer tantas informações (muitas delas ultrapassadas e inúteis), que fica difícil decidir.
Preciso mesmo ter uma faca de aço carbono forjada no Japão com um cabo de madeira de lei para fazer minhas preparações? Spoiler: não precisa!
É pensando nisso que preparei este guia para você escolher o modelo ideal de faca de cozinha de acordo com a sua preferência, entre a variedade de materiais e características de facas existentes.
Sim, há muitos tipos, e é isso que você vai ver a partir de agora.
Boa leitura!
Para que será usada a faca
O primeiro e mais importante critério para escolher uma faca de cozinha é saber o uso que você vai dar para ela. É isso que determina qual tipo de faca vai ser ideal para um corte preciso e uniforme.
Você sabia que um dos erros mais comuns que se comete na cozinha é utilizar uma única faca para cortar e descascar todos os tipos de alimentos?
Isso porque não se aproveita todo o alimento e também porque o corte não será tão bom quanto deveria ser.
É claro que existem tipos de facas multiusos que servem para cortar, descascar e picar vários tipos de alimentos, como legumes ou carnes, por exemplo. Comece sua coleção por elas.
Dica 1 – as duas facas mais usadas na cozinha doméstica são: a faca do chef e a faca de legumes.
O ideal, pensando no longo prazo, é ter um tipo de faca apropriado para cada preparo que você costuma realizar.
Vai descascar ou fazer cortes pequenos? O ideal é uma lâmina pequena e especial para essa função (como a da faca de legumes).
Por outro lado, para cortes mais complicados como desossar, o melhor neste caso são facas de cozinha com lâmina estreita e curva, apropriada para isso.
E qual é a indicada para fazer filés de pescado? Uma faca mais flexível que tenha lâmina curvada e estreita.
Seja para cortar grandes pedaços de carnes ou fatiar um simples pão, existe no mercado uma faca para cada função:
- Para descascar verduras e frutas: a lâmina da faca de legumes tem em média 9-10 cm e um corte afiado, também serve para fazer qualquer tipo de corte muito pequeno e preciso;
- Para desossar: este tipo de faca possui uma lâmina estreita e curva ideal para retirar os ossos nos cortes mais complexos como os de carne ou frango;
- Para fatiar e cortar pães: este modelo conta com uma lâmina mais larga e dentada, a popular faca de serra. Ela é normalmente a terceira faca mais usada nas residências.
- Para fazer filetes: uma lâmina grande, curvada e estreita é ideal para filetar peças de carnes e peixe de maneira precisa e versátil.
- Para diversos tipos de alimentos: também conhecida como faca do chef, este modelo é super versátil e serve tanto para picar verduras e hortaliças, carnes, pescados e outros usos de forma geral. Apresenta uma lâmina mais grossa e tem em média 20-30 cm.
Então, na hora de escolher suas facas, pense no que costuma cozinhar. Se você não trabalha com carne na sua cozinha, não precisará de um cutelo ou faca para churrasco. Já se costuma dar uma de sushiman, certamente se beneficiará de uma faca própria para lidar com peixe.
Leia aqui nosso guia completo dos tipos de facas mais comuns.
Como escolher facas de cozinha – material da lâmina
O design da faca é muito simples e permanece o mesmo há milhares de anos: uma lâmina presa a um cabo.
O material de que são feitos o cabo e a lâmina, no entanto, já sofreu muitas transformações. A própria história da humanidade pode ser contada pelas lâminas das suas facas: começando com simples implementos de pedra (há mais de 2 milhões de anos), passando pelo bronze (cerca de 10 mil anos atrás), até chegar no ferro e, atualmente, o aço.
O material de que é feita a lâmina da faca determina a facilidade para afiar, a resistência à oxidação, sua durabilidade e eficiência.
Para garantir a segurança, equilíbrio no corte perfeito e um bom fio, existem no mercado atualmente algumas opções de materiais, entre eles:
Faca de aço inox
É feita de uma liga de ferro com alguns outros elementos como cromo, níquel ou molibdênio e uma determinada quantidade de carbono. As facas de inox de baixa qualidade não mantêm o fio afiado por muito tempo, mas as facas de qualidade (normalmente com alto teor de carbono) não apresentam este problema.
Entre as vantagens do aço inox, sabemos que este tipo de material não enferruja e é muito resistente à água e à umidade. É uma faca que não precisa de muita manutenção e dura a vida toda se o cabo também for de qualidade.
É o material mais usado atualmente na fabricação de facas, especialmente para as usadas em cozinhas domésticas.
Faca de aço carbono
Nessas lâminas, o carbono é acrescentado ao aço, fazendo com que seja mais fácil de amolar que uma faca de aço inox. A faca de aço carbono também se mantém afiada por mais tempo.
Este tipo de material é super resistente e a sua precisão no corte evita que o material se rompa com facilidade. É um tipo de faca muito querida dos chefs e cozinheiros profissionais.
A desvantagem da faca de aço carbono é que ela requer manutenção. É pouco resistente à oxidação e mancha com muita facilidade. É preciso lavar logo após o uso e secar imediatamente. Muitos chefs aconselham também a lubrificar a faca de aço carbono com um óleo mineral.
Dica 2: se você não estiver disposto a dar à faca a devida manutenção, não compre uma faca de aço carbono.
Faca de cerâmica
É uma faca leve, super afiada e que se mantém afiada por muito tempo. A grande qualidade deste tipo de lâmina é a sua extraordinária capacidade de corte, além do fato de que a cerâmica não reage quimicamente com os alimentos, o que garante que o sabor não será alterado.
Em termos de desvantagens, a faca de cerâmica pode se quebrar com facilidade e, como não é possível amolar em casa, tem duração limitada.
Faca de aço de damasco
Este processo de forja resulta em uma faca muito resistente. As facas japonesas costumam ser feitas deste material, que apresenta variação na sua composição. Em geral o aço de damasco é um “sanduíche” de dois ou mais tipos de aço.
O aço damasco imprime à lâmina um desenho característico que torna a faca muito bonita. Veja aqui como é feita uma faca de aço de damasco.
Caso seu orçamento seja limitado, no entanto, opte pelo aço inox (de preferência com alto teor de carbono) para suas primeiras facas.
Uma faca de cozinha carrega uma carga tecnológica, histórica e cultural em nada proporcional a sua simples estrutura.
Tim Hayward – Knife
Como escolher facas de cozinha – tipos de cabo
Além da lâmina, também é importante considerar o tipo de cabo da faca. Um cabo ergonômico pode conferir maior conforto no manuseio e preparo das suas receitas.
O resultado do corte está relacionado à maneira pela qual a faca se adapta a sua mão. Mesmo que você não passe muito tempo na cozinha, vale a pena pesquisar por fabricantes que se preocupam na ergonomia deste utensílio, afinal, os churrascos de domingo tendem a durar a tarde inteira!
O cabo é o ponto frágil da faca, a parte que se deteriora primeiro com o tempo. Cabos de madeira, por exemplo, podem apodrecer se não forem bem cuidados. Já os de plástico podem quebrar facilmente se as facas não forem bem armazenadas.
Veja outras características dos cabos de facas:
Cabo de madeira
Uma faca produzida com um cabo de madeira de boa qualidade resulta em uma faca muito cômoda. Além do mais, a madeira é uma superfície porosa que normalmente é tratada previamente. Assim, não apresenta problema com a proliferação de bactérias.
O problema do cabo de madeira é que ele pode ir se deteriorando com o tempo e mesmo que a lâmina dure a vida toda, será necessário trocar o cabo.
Cabo de metal
Existem facas com cabos de metal que têm peso bem equilibrado e duram tanto quanto a lâmina. O inconveniente é que a faca pode escorregar com facilidade se manuseada com as mão úmidas.
As lindíssimas (e caras) facas Global têm o cabo de inox. Veja abaixo alguns modelos (e clique no link para ver o preço atualizado):
Cabo de plástico
Facas mais simples e baratas tendem a ter cabos de plástico. No geral, o peso é bastante equilibrado, mas o cabo tende a se danificar com o passar do tempo.
Cabo de polioximetileno (POM)
Conhecido também por acetal, poliacetal e poliformaldeído, é um termoplástico muito resistente e de alta durabilidade. Não se deve confundir com as facas de cabo de plástico, pois este material tem um acabamento de melhor qualidade.
Cabo de micarta
Um tipo de cabo menos conhecido é o cabo de micarta. Micarta é um tipo de laminado, feito com linho, algodão e resina fenólica (material extraído da seiva do pinheiro).
Este material é produzido com as lâminas de resina e tela de papel submetidos à alta pressão e temperatura resultando em um material muito resistente a golpes, temperaturas, umidade e corrosão no geral. Veja aqui como é feita.
Além disso, possui um design super versátil e original graças a grande variedade de mesclas que se pode fazer.
Então você já sabe! Pensou em alta qualidade, durabilidade e resistência? A micarta, produzida há mais de 100 anos, é tendência no mundo todo, porém o seu alto custo é o principal motivo de não a torna popular.
Cabo de outros materiais
Finalmente encontramos outros materiais usados para a produção de cabos de facas que também podem ser de alta qualidade como prata e ouro, chifre de veado e até mesmo de madeiras e raízes exóticas, por exemplo.
Este tipo de cabo é pouco frequente em facas produzidas comercialmente, sendo mais habitual em facas de mesa ou facas muito especiais.
Durabilidade da faca
A durabilidade de uma faca está relacionada à sua qualidade, mas também à forma como você cuida dela.
O cuidado envolve o modo de como você garante o fio da lâmina, a maneira com que limpa e também a forma como você armazena suas facas.
Com o passar do tempo, a sua faca já não vai apresentar o mesmo desempenho no corte. Na hora de afiar (usando uma chaira), tenha cuidado com a maneira com que fará isso. De tempos em tempos, talvez seja necessário levar a faca em um amolador profissional.
Outro critério para garantir a durabilidade de uma faca de cozinha é a limpeza. Por isso esteja atento a alguns cuidados básicos:
- A maioria dos fabricantes não recomenda o uso da lava-louças.
- Produtos abrasivos podem danificar a lâmina e o cabo da sua faca de cozinha.
A melhor forma de lavar suas facas é: lavar com água e sabão neutro e secar com um pano de prato seco imediatamente após a lavagem.
Quanto ao armazenamento, saiba que lugar de guardar faca não é na gaveta, onde elas ficam soltas e sujeitas a baterem de um lado para o outro. O local adequado é um cepo (aquele bloco de madeira com furos para colocar as facas) ou uma barra magnética.
Outro ponto importante a se lembrar é que você não deve usar suas belas facas em superfícies duras, como vidro, granito, inox, etc. Use sempre uma tábua de apoio de madeira ou outra superfície adequada para não danificar suas facas.
E por último, mas não menos importante, não use e não deixe que ninguém use sua faca como chave de fendas, abridor de latas, martelo, ou outra coisa que não seja para preparar ou servir alimentos. Combinado?
Leia mais sobre manutenção de facas clicando aqui.
Faca forjada ou estampada?
A faca forjada nasce de uma técnica para a produção de lâminas que passa por um processo de calor e pressão que dá à barra de aço o formato, espessura e largura desejada. Normalmente, é um trabalho intenso e quase artesanal e, por isso, a a produção de facas em níveis industriais não é feita dessa forma.
Esses tipos de facas, em geral, são mais resistentes por terem espessura mais grossa, o que ajuda a equilibrar bem na mão se tornando muito eficiente durante o seu uso. O ponto negativo, especialmente para quem fica muito tempo na cozinha, é que elas costumam ser pesadas, o que acaba causando danos à mão.
Por outro lado, facas de cozinha estampadas são mais flexíveis porque a lâmina é estampada (cortada) de uma chapa de aço e depois passa pelo processo de tratamento, o que lhe garante maior durabilidade. Elas são em geral mais finas e mais leves que as facas forjadas.
Não é coreto afirmar (como muitos fazem) que facas forjadas são sempre melhores que as estampadas. Atualmente, existem facas estampadas produzidas com a mais alta tecnologia, o que imprime a elas uma qualidade ímpar.
Da mesma forma, existem facas estampadas de péssima qualidade. O que importa não é se a faca é forjada ou estampada, mas se ela é uma boa faca forjada ou estampada.
Infelizmente, aqui o preço é um dos fatores usados para determinar a qualidade da faca. Facas boas (tanto estampadas quanto forjadas) costumam ser caras.
Conjunto de facas ou facas separadas?
Um jogo ou kit de facas normalmente é vendido juntamente com o cepo (aquele bloco de madeira onde as facas são armazenadas), ou outro utensílio útil como uma chaira ou tesoura. Normalmente, você pagará mais caro se comprar cada peça separadamente, e aí está a grande vantagem dos kits de facas.
Mas é bom evitar se empolgar! Antes de optar por comprar um kit de facas, especialmente aqueles com 10 peças ou mais, é legal analisar se realmente todas elas serão úteis e funcionais. Em geral, os kits têm algumas facas que poderão nunca sair do cepo.
Como acredito que é melhor investir em uma faca de cozinha de boa qualidade do que em três de má qualidade, meu conselho é não comprar conjuntos de facas, mas ir comprando as melhores facas que seu dinheiro permitir aos poucos, ou à medida em que tenha necessidade.
Se você reparar na cozinha de chefs famosos que aparecem na televisão, verá que nenhum deles tem um kit de facas. Normalmente, as facas de um chef profissional são de fabricantes diversos, que eles vão adquirindo à medida da necessidade, ou quando encontram facas mais adequadas para seus usos. Faça como eles!
Para começar seu arsenal, compre uma faca do chef (a melhor que conseguir) e uma faca de legumes. Elas são as facas mais essenciais para um cozinheiro doméstico. Depois, acrescente as outras que julgar necessário: faca de pão, faca pequena serrilhada, faca para churrasco, entre outras.
Veja aqui nosso guia de tipos de facas.
Quer ter frete grátis e ofertas exclusivas? Conheça o programa de assinatura Amazon Prime, que além do frete gratuito para milhares de produtos dá direito ao Prime Video, Prime Music, Prime Reading e Prime Gaming. Clique aqui para conhecer e fazer o teste gratuito.
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Deixe um comentário