A conservação de facas envolve passos super simples, mas que vão garantir que suas facas de cozinha estejam sempre novas e afiadas.
Mantenha suas facas afiadas – essencial para conservação de facas
Faca cega é um perigo porque ao tentar cortar e não conseguir, você aplica uma força muito maior que o necessário. Assim, a faca pode escorregar e acabar cortando o que não é para ser cortado: sua mão ou dedos. Para evitar acidentes, mantenha suas facas de cozinha sempre afiadas. Isso também evita que a faca se danifique.
Existem várias maneiras de manter suas facas afiadas, mas aqui nossa função é ajudar sua vida. Então sugerimos ter sempre uma chaira, uma pedra de afiar ou um outro modelo de afiador.
Diferença entre afiar e amolar: amolar é desentortar o fio de corte da faca, que normalmente se desalinha com o uso. Já afiar é reformar o fio de corte, que deve ser feito quando a faca está muito cega.
A chaira é aquele espeto em formato cilíndrico, que pode ser lisa ou com estrias. A chaira é usada para devolver o corte para a faca, sem danificar o material (amolar). É um item de extrema necessidade porque sua função é manter o fio de facas que já estão afiadas.
A chaira é assim utilizada após a afiação/utilização das facas pois ela mantem o fio de corte. Basta deslizar a lâmina das facas na chaira, repetindo o processo por cerca de dez vezes em cada lado. Veja no video a seguir a maneira correta de usar a chaira.
Já para afiar, a forma tradicional é usar uma pedra de afiar. Aquela pedra de dupla face que é facilmente encontrada. E aí damos a dica principal: as pedras precisam estar úmidas para serem usadas. Deixe a pedra de molho na água por uns 5 minutos antes de usar e mantenha ela molhada enquanto usa.
Para amolar facas escolha o lado mais liso, mais regular da pedra. O lado mais abrasivo e com ondulações da pedra serve para reaver o ângulo do fio de corte (afiar). Utilize as duas mãos, uma segurando o cabo da faca e a outra a lâmina e passe sua faca em um ângulo de 15 a 20 graus por toda a extensão da pedra, indo e voltando com a faca. Faça isso de cada lado da faca.
Quem quer mais praticidade pode usar um modelo de afiador mais moderno, que exerce as duas funções: afiar e amolar. Eles têm dois ou três orifícios pelos quais você passa a faca sem exigir muita habilidade. Veja um modelo clicando aqui.
Mantenha suas facas sempre limpas
Usou a faca e ficaram resíduos mais densos e grudados? Lave a faca em água corrente usando sempre detergente neutro com uma esponja para tirar todos os resíduos.
Nunca deixe as facas secarem naturalmente no secador de talheres, sempre as seque com um pano de prato limpo após a lavagem. Esse procedimento impede que suas facas se enferrujem.
Não coloque as facas na máquina de lavar louça. O detergente próprio para máquinas de lavar é bastante ácido o que pode levar à oxidação precoce e o risco de perder a faca (principalmente as mais caras).
Use uma tábua de corte adequada
Para uma perfeita manutenção das suas facas de cozinha, sempre corte em um apoio adequado. Nada de usar a bancada de granito ou inox para cortar alimentos. Use sempre uma tábua de corte.
Independentemente do tipo de tábua que você tenha, é preciso ter alguns cuidados para evitar a contaminação dos alimentos. O ideal é não usar a mesma tábua para lidar com carnes cruas e outros alimentos como verduras e frutas. A higienização correta da tábua também é de extrema importância.
Tábuas de madeiras devem ser lavadas com detergente e esponja e depois deixar de molho na água sanitária ou no cloro. Elas devem secar na vertical.
Se optar por uma tábua de plástico (polietileno ou polipropileno), deixe de molho em água sanitária e depois jogue vinagre para deixá-la bem limpa. Substitua quando estiverem com muitas ranhuras ou sulcos causados pela faca.
Uma vantagem das tábuas de plástico é que elas têm cores variadas e assim é fácil usar cada cor para um tipo de alimento. Em geral se usa a tábua vermelha para carnes; amarela para frango e outras aves; verde para legumes, verduras e frutas; azul para peixe e branca para laticínios.
Já as tábuas de vidro, mesmo sendo lindas, decorativas e fáceis de lavar, fazem com que as facas percam o fio de corte mais rapidamente (sem falar no barulho insuportável da faca batendo no vidro). Não são recomendadas para quem quer manter as facas novas por muito tempo.
E por fim, temos a tábua de bambu, que é mais durável e pode ser lavada com esponja macia e detergente. Por ser bambu, de 3 em 3 meses passe um óleo mineral (à venda em farmácias e online) com um papel toalha para “selar” o material. Deixe secar naturalmente, não guarde úmida para não dar mofo, e com certeza ela vai ter uma vida muito longa. São as nossas preferidas.
Guarde as facas de maneira adequada
As facas devem ter lugares específicos para serem guardadas, nunca jogadas numa gaveta com outros utensílios, pois o atrito entre os utensílios pode danificar suas facas, além do potencial para causar acidentes.
Para guardar adequadamente suas facas, opte pela solução mais adequada entre as seguintes:
Cepo de madeira é aquela estrutura com abertura para acondicionar facas individuais de diversos tamanhos. A vantagem dos cepos é exatamente evitar que uma lâmina encoste na outra, além de serem decorativas e estáveis, deixando as facas sempre à mão.
Você pode também utilizar as barras magnéticas, que são suportes com imãs internos ou com trilhos metálicos. A praticidade das barras magnéticas é ter o suporte fixado na parede com todas as facas expostas, o que facilita a escolha da faca e esforço quase zero para tirar e colocar as facas de volta ao suporte. E o que dizer deste bloco magnético lindo e estável para bancada? Simplesmente um sonho!
As facas também podem ser guardadas em bainhas, uma peça que pode ser feita de couro ou outro material, para armazenamento individual. É como uma capinha protetora para a lâmina o que proporciona uma vida longa à faca além de proteger a lâmina e quem a carrega. Veja algumas opções clicando aqui.
Outra opção interessante é guardar as facas em cases ou estojos, que podem ser feitos de couro ou lona e possuem divisões e repartições internas para que as facas sejam preservadas e protegidas. Cases e estojos são bastante utilizados por cozinheiros profissionais e chefs, pois permitem que os profissionais levem suas facas para qualquer lugar.
Para guardas as facas em uma gaveta, o certo é forrar o fundo com feltro e deixar aquela gaveta somente para guardar suas facas. Tome sempre o cuidado de não guardá-las molhadas e com distância suficiente entre as facas para que não se toquem, evitando assim a redução da vida útil das lâminas.
Para deixar tudo seguro e bem organizado na gaveta, use um organizador próprio para facas, como os mostrados a seguir. Clique nos link para ver os valores e detalhes:
Podemos ser também bastante criativos e criarmos nosso próprio porta facas. Como? Arrume um vaso de vidro, num modelo tubular e o preencha com grãos diversos, fazendo camadas coloridas com grãos de arroz, café, ervilhas, feijão, lentilhas , milho, de maneira que as camadas sejam homogêneas. Depois é só colocar as facas com a lâmina para baixo e vc terá um lindo porta facas.
O mesmo pode ser feito usando aqueles espetinhos de madeira para churrasco, com a ponta afiada do espeto para cima e colocar as facas com as lâminas para baixo. Você pode utilizar também uma garrafa pet cortada (não com faca) e fazer as mesmas decorações internas.
Outras dicas para conservar suas facas
- Não deixe as facas no escorredor, pois podem manchar. Seque com um pano de cozinha antes de guardar.
- Não deixe facas de molho em qualquer que seja a substância, diminui a vida útil do fio de corte.
- A ponta da faca é a região mais vulnerável da lâmina. Tome especial cuidado com ela para evitar que entorte ou se danifique.
- Jamais use suas facas para outros fins que não sejam manusear alimentos. Facas não são feitas para cortarem mangueiras ou sacos e não devem ser usadas como chaves de fendas ou alicates.
- E por fim, escolha a faca certa para cortar legumes, verduras e frutas, carnes, peixes e frangos. Use a informação do fabricante para conseguir usufruir ao máximo de suas facas e fazer cortes perfeitos. Leia aqui nosso artigo completo sobre os tipos de facas.
Lembre-se: seguindo os passos de limpeza, armazenamento, uso da faca certa para cada alimento, saiba que você garante que terá suas belas facas por muitos e muitos anos.
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Anderson
Artigo muito bom. Bem explicativo.