Um dos queijos suíços mais famosos, o queijo Emmental é aquele queijo clássico, que todo mundo desenha: redondo, amarelo e cheio de buracos.
O nome, que varia entre Emmental, Emental, ou Emmentaler, faz referência ao local onde é produzido originalmente: o vale do Rio Emme, localizado no cantão de Berna, no centro-oeste da Suíça.
O que é o queijo Emmental?
O Emental é um queijo alpino feito de leite de vaca não pasteurizado. Ele se distingue pelos orifícios ou olhaduras redondas ou ovais, com 1,5 a 3 cm de diâmetro, que se formam durante o processo de maturação do queijo.
O queijo Emmental original é produzido exclusivamente em pequenos laticínios nas montanhas da Suíça Alemã, com leite de vacas alimentadas no pasto ou com feno.
O uso de ingredientes naturais, sem qualquer modificação genética, é obrigatório. O queijo é feito de forma artesanal e tradicional de acordo com a receita original.
O Emmental tem casca natural e é amadurecido por no mínimo 4 meses. A depender do período de amadurecimento, o queijo suíço tem ao menos quatro versões:
- Emmental Classic: mínimo de 4 meses, sabor suave
- Emmental Réserve: mínimo de 8 meses, sabor forte
- Emmental Extra: mínimo de 12 meses, sabor poderoso
- Emmental Affiné en Grotte (amadurecido em cave): além dos 12 meses de maturação, o queijo envelhece mais seis meses em caves (grutas). O sabor é aromático de nozes.
O maior entre os queijos da Suíça, ele é produzido em grandes cilindros de 80 a 100 cm, que chegam a pesar 120 kg. Em média, um queijo Emmental suíço tem 85 cm de diâmetro e pesa 90 kg.
Isso se deve ao fato de que o queijo era taxado por unidade e não por peso. Assim os fabricantes, para evitar pagar mais impostos, optavam por produzir menos unidades.
O sistema de impostos mudou mas a tradição dos grandes cilindros de queijo Emmental continua até hoje na Suíça.
Leia também: 15 queijos europeus para você conhecer
Queijo tipo Emmental no Brasil
No Brasil, encontram-se queijos do tipo Emental menores, com cilindros pesando entre 12 kg e 25 kg. Em geral são vendidos também fracionados.
O queijo tipo emmental brasileiro é produzido industrialmente com leite de vaca pasteurizado e tem gosto suave e adocicado. A forma de produção e as matérias primas diferentes das do original suíço resultam em um sabor característico também diferente.
Denominação de Origem Protegida
Embora seja um queijo tipicamente suíço, o Emmental tradicional também é produzido na França e na Alemanha.
Por este motivo, o nome genérico Emmental ou Emmentaler não tem o selo de Denominação de Origem Protegida na União Europeia, como acontece com os queijos Gorgonzola ou Brie, por exemplo.
Quatro variedades de queijo Emmental, no entanto, têm o reconhecimento da qualidade de origem:
- Emmentaler Switzerland – para queijo produzido na região determinada da Suíça;
- Allgäuer Emmentaler – produzido na região da Bavária, Alemanha;
- Emmental de Savoie, produzido em Savoie, França;
- Emmental Français Est-Central, produzido na região de Franche-Comté, França.
O selo de Denominação de Origem Protegida visa a proteger os nomes de determinados produtos de modo a promover características associadas à sua origem geográfica e a modos de produção tradicionais.
Para isso, todas as fases de produção, transformação e preparação devem acontecer na região delimitada.
O que combina com queijo Emmental?
O queijo Emmental é um queijo que derrete muito bem. Assim, ele é ideal para qualquer prato que precise ser gratinado ou que leve queijo derretido, como molhos, quiches ou suflês.
Juntamente com o Gruyere, forma a base do fondue de queijo. Veja aqui a nossa receita. O queijo emental também pode ser usado para fazer uma deliciosa raclette.
Quer dar uma gourmetizada no misto quente? Basta trocar a muçarela por queijo Emmental e acrescentar um pouco de mostarda de Dijon. Da mesma forma, o X-burguer ganha um bom upgrade com queijo Emmental.
Ainda na linha sanduíche, o famoso Croque Monsieur francês (sanduíche de presunto, queijo e molho bechamel) pode ser feito com emmental. Veja no vídeo abaixo como fazer.
Para incrementar uma salada, misture pedaços de emental com folhas, frutas e castanhas.
Um suflê de queijo Emental com alho poró é uma coisa maravilhosa. Aliás, um simples omelete com emental é também muito gostoso e nem vamos falar das quiches, que também podem ser feitas com este queijo suíço.
O queijo combina bem também com cogumelos, aspargos, repolho, batatas e pasta em geral. Para fazer um gratinado, basta ralar o queijo e colocar o prato no forno.
O Emental é também degustado puro, normalmente cortado em palitos ou cubos. Para acompanhar, sirva frios, como salame ou presunto de Parma, e frutas como maçã e pera.
O queijo é melhor apreciado em temperatura ambiente. Assim, lembre-se de tirar da geladeira cerca de 20 a 30 minutos antes de servir (dependendo da temperatura do dia).
Qual a diferença entre Emmental e Gruyere
Os dois queijos suíços mais famosos são usualmente confundidos. Afinal, é tudo a mesma coisa?
A resposta é não, existem diferenças básicas entre os dois queijos. A diferença mais visível é na questão das olhaduras ou “buracos” do queijo. O Emmental tem olhaduras maiores e mais frequentes. Já o Gruyere apresenta furos pequenos e, dependendo do queijo, a massa dura é homogênea e sem buracos.
Como o Gruyere é feito com leite integral, ele é um queijo mais gorduroso que o Emmental, o que naturalmente o deixa com um sabor mais adocicado.
Há diferença no paladar também, mas os dois queijos, por terem a capacidade de derreter muito bem, podem ser usados em muitas receitas de forma intercambiável.
Conheça também o Queijo Asiago, um excelente queijo italiano.
Perguntas frequentes sobre o queijo Emental
Queijo Emmental combina com qual vinho?
O queijo emmental é degustado normalmente com vinhos brancos, como riesling e tintos como merlot, pinot noir e shiraz.
O queijo Emental tem lactose?
Assim como grande parte dos queijos maturados, o queijo emmental não contém níveis significativos de lactose. Dessa forma, pode ser apreciado por todos, mesmo por quem tem intolerância à lactose.
O que substitui o queijo Emmental?
Qualquer queijo que derrete facilmente pode ser usado no lugar do queijo emental em uma receita. Entre eles, estão os demais queijos suíços, como o Gruyere, o Fontina e o Raclette.
Caso não tenha acesso a nenhum deles, opte por outro queijo semiduro, como o Gouda, Edam, Prato ou Minas Meia Cura.
Quer se organizar na cozinha? Baixe gratuitamente nosso kit de planejamento para refeições com listas e planilhas super úteis.
Deixe um comentário