Considerado um super alimento, o brócolis ninja combina com praticamente tudo
Se você nunca ouviu falar sobre o brócolis ninja, talvez seja porque não está ligando o nome à “pessoa”.
Todavia, certamente você o conhece, nem que seja só de vista, nas gôndolas do mercado. O vegetal também é conhecido como brócolis japonês e tem algumas características diferentes, mas não é apenas pelo gosto: ele também tem uma estética muito bonita.
Há muitas formas de usar esse tipo de brócolis na cozinha, principalmente se você tiver um pouquinho de criatividade e souber combinar pratos.
Confira melhor neste artigo algumas dicas interessantes!
O que é brócolis ninja?
O brócolis ninja é obviamente um tipo de brócolis, uma hortaliça originária da região do Mediterrâneo e que graças ao fácil cultivo e ao sabor agradável se popularizou no mundo todo.
Pertence à família dos crucíferos (nome científico Brassicaceae ou Cruciferae), juntamente com a couve-flor, com o repolho e com a couve.
Considerado um superalimento, ele é rico em fibras e vitamina C. Inclusive, ele chega a ter mais vitamina C do que outras fontes bem conhecidas, como laranja e limão, por exemplo. A vitamina A (betacaroteno) também aparece bastante na sua composição, o que é ótimo para a saúde da pele e olhos.
Esse tipo de brócolis pode ser servido de diversas maneiras, embora cru ou cozido sejam as mais comuns.
Diferença entre brócolis comum e ninja
Compreender as diferenças entre o brócolis comum e o ninja é mais fácil do que se imagina. A principal diferença está no formato dos dois vegetais.
O brócolis comum, ou do tipo ramoso, é o tipo mais encontrado em feiras. Possui vários talos compridos, folhas, pequenas inflorescências e é comercializado em maços.
Já o brócolis ninja tem um único caule, que é mais grosso e dele se originam outros talinhos com inflorescências. Ele tem coloração verde escura, quase não tem folhas e a sua cabeça se parece com um buquê de flores.
Outro detalhe que pode ajudar você a diferenciar os dois vegetais, é que o ninja é comercializado em unidade.
O brócole ninja, ou brócolis de inflorescência única, é também conhecido por cabeça única, calabrês, japonês ou americano nas diversas partes do Brasil.
Quanto ao sabor, o do tipo comum costuma ser mais forte e amargo, enquanto o do ninja, mais suave.
Como preparar brócolis ninja
O primeiro passo para preparar o brócolis ninja é separar os floretes. Como ele tem os talos e suas inflorescências muito juntos, pode ser difícil higienizar a hortaliça sem esse passo.
Portanto, comece separando os talos. Depois de cortar, é hora de lavar o brócolis em água corrente e abundante. Você pode deixar um pouco de molho na água, ou usar um higienizador de verduras, assim como faz com outros legumes e verduras, por exemplo.
Após lavar bem o brócolis, é hora de escolher uma das formas de cocção a seguir:
Técnica de branqueamento
O branqueamento é uma técnica de cocção muito útil para o servir o brócolis com saladas e molhos. O truque de mestre consiste em causar um choque térmico no vegetal para deixá-lo mais crocante e com cor mais viva.
Para tal, primeiro cozinhe o brócolis na água fervente com um pouco de sal por apenas dois minutos. Em seguida, basta retirar o vegetal da água fervente e colocá-lo em uma tigela com água e gelo. Quando esfriar, está pronto para servir.
No vapor
Outra forma é cozinhar o brócolis no vapor. Na verdade, essa é uma das formas mais práticas, principalmente para quem irá servi-lo com salada, pois faz com que fique mais firme (al dente).
Você pode fazer isso com o auxílio de um cesto ou travessa de cozimento (também chamada “cozivapore”), que é encaixada em uma panela com água; ou com uma panela elétrica de arroz que acompanha vaporeira.
Coloque os floretes de brócolis na cesta de cozimento quando a água do banho maria estiver fervendo e deixe cozinhar por 5 minutos. Neste ponto, teste com um garfo para ver se está cozido ao ponto para seu gosto. Se não estiver, deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos, cuidando para não deixar ficar cozido demais.
Retire do fogo assim que o brócolis estiver cozido, para evitar super cozimento e sirva logo a seguir.
Brócolis ninja refogado
Há também o brócolis ninja refogado. Você pode refogar o vegetal sozinho, com outros legumes e até mesmo com batata. Tudo vai depender do seu gosto e do prato que irá cozinhar.
Para refogar, basta aquecer em uma boa frigideira uma gordura (manteiga, óleo ou azeite) e jogar os floretes mexendo até que estejam cozidos, porém firmes.
Brócolis assado
Assar o brócolis ninja também é possível. A dica é temperar antes com as misturas que forem do seu gosto.
Um ponto positivo é que o brócolis combina com vários tipos de temperos, como alho, curry, ervas frescas como salsinha e tomilho e vários outros.
Coloque o brócolis na assadeira, regue com azeite e dê uma boa misturada. Para um sabor extra, polvilhe com queijo parmesão ralado.
Para assar o brócolis basta pré-aquecer o forno a 180 graus e deixar os brócolis assarem por 20 minutos.
Brócolis na Airfryer pode? Claro que pode!
Por fim, você também pode escolher a forma mais prática: colocar o brócolis ninja na airfryer. Se você pré aquecer a airfryer (e eu recomendo que o faça!), bastam 3-5 minutos para o brócolis ficar delicioso!
Ele vai ficar tostado sem a necessidade de óleo e fica ótimo para comer inclusive como petisco. Caso queira evitar o aspecto ressecado, o ideal é pincelar um pouco de azeite sobre o vegetal antes de levá-lo ao equipamento.
Leia também: como escolher a melhor air fryer
O talo do brócolis é comestível?
Uma dúvida muito comum é sobre o talo do brócolis ninja. Será que é possível aproveitá-lo ou será que faz mal? Existe algum segredo?
A boa notícia é que você pode aproveitar todas as partes de um brócolis, incluindo o seu talo. Portanto, você não precisa tirar o talo quando for cozinhar: pode deixá-lo e comê-lo da mesma forma.
Há muitas receitas que aproveitam o talo do brócolis. Dentre elas, você pode apostar no bolinho de arroz ou no refogado com bacon, por exemplo.
Além disso, pode aproveitá-lo no próprio arroz com brócolis ou na sopa de legumes. Além de saboroso, também traz benefícios para a saúde: é rico em potássio, ferro, cálcio e vitamina A, C, K e B.
Brócolis combina com o quê?
O brócolis ninja combina com muita coisa, veja a seguir algumas combinações que amamos.
Primeiramente, é claro que o brócolis combina com outros legumes. Uma receita comum é com cenoura, por exemplo. Você pode unir os dois e cozinhar com arroz, que também é uma receita típica.
Com carnes, o brócolis combina principalmente com o frango. Se você fizer uma receita com molho branco, frango e brócolis, com certeza vai se apaixonar. Agora, se você for vegetariano, pode trocar o frango por cogumelos.
Ainda há outras opções para vegetarianos, como brócolis com tofu ou até mesmo hambúrguer de grão-de-bico com brócolis.
Outra dica é harmonizar o brócolis com massas, independentemente do tipo de molho. Como exemplos dessa combinação, podemos citar lasanha de brócolis, ravioli ao molho branco com brócolis, entre muitas outras.
Além dessas possibilidades, o gratinado de brócolis e queijo e até mesmo salmão com brócolis ao molho de vinho e mel são uma delícia.
Como você pode ver, não faltam opções para incluir o brócolis ninja na sua rotina alimentar. Se você ainda não testou o vegetal por medo, aproveite as dicas deste artigo para colocar em prática no dia a dia! E, caso queira receber mais dicas como esta, acompanhe o blog do Bem Afiada e fique por dentro dos melhores conteúdos que vão facilitar a sua vida na cozinha!
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Deixe um comentário