Conheça tudo sobre a pimenta calabresa, uma pimenta desidratada em flocos muito saborosa e popular no Brasil
A pimenta calabresa resulta do processo de desidratação e moagem da pimenta dedo-de-moça, ou de uma mistura de pimentas vermelhas.
Ela pode ser usada para dar uma esquentada em diversos tipos de comida: de carnes e linguiças a pizzas e omeletes. Por não ser tão ardida como outros tipos de pimenta, ela agrada aos mais diversos paladares e realmente leva um prato de sem graça a delícia com alguns poucos flocos.
Dois fatos sobre a pimenta calabresa que você pode não conhecer:
A pimenta calabresa não é um tipo de pimenta
Verdade, a pimenta calabresa não é um tipo de pimenta, como a pimenta dedo de moça, pimenta malagueta, pimenta caiena, pimenta jalapeño, etc. Mas resulta do processamento de um tipo de pimenta, ou de uma mistura de pimentas de diversos tipos.
Como a pimenta dedo de moça (Capsicum baccatum) é bem comum no Brasil, é ela comumente usada para fazer este condimento. Mas é raro encontrar na lista de ingredientes das pimentas calabresas mais vendidas, qual é a pimenta usada e se há mistura de outros ingredientes.
Penso que daí vem a confusão, já que não é raro encontrarmos “pimenta calabresa” como ingrediente da especiaria, o que é um erro. Algumas marcas, no entanto, especificam o ingrediente como “pimenta dedo de moça desidratada”, “pimenta vermelha seca”, “pimenta vermelha desidratada”.
Em outros países também são produzidas pimentas desidratadas em flocos, mas para isso são usados outros tipos de pimenta.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o tipo de pimenta mais usada para se fazer pimenta em flocos (crushed red peppers ou red pepper flakes) é a pimenta caiena. Algumas marcas usam um mix de pimentas (incluindo pimenta Serrana, Jalapeño), mas a a caiena é a mais predominante. E você sente a diferença da ardência para o produto brasileiro, já que a pimenta caiena é bem mais ardida que a pimenta dedo de moça.
A pimenta calabresa não é originária da Calábria
A pimenta dedo-de-moça (Capsicum baccatum), assim como outras pimentas do gênero Capsicum, é originária da América e foi levada para a Europa pelos navegadores. Na Calábria, a pimenta que se popularizou é a chamada peperoncino, uma pimenta da espécie Capsicum annuum.
No final do século XIX, início do século XX, uma grande quantidade de imigrantes italianos chegou no Brasil trazendo em sua bagagem diversas receitas que usavam ingredientes pouco encontrados por aqui.
Uma dessas receitas era a de Salsiccia di Calabria, uma linguiça temperada em formato de ferradura ou U que – essa sim – é muito popular nesta região do sul da Itália. Este tipo de linguiça era feita originalmente com peperoncino, ou outro tipo de pimenta que não é comum no nosso país.
Devido à necessidade de adaptar a receita para os ingredientes locais, os imigrantes começaram a usar a pimenta dedo de moça desidratada para fazer a linguiça que aqui ficou conhecida como Linguiça Calabresa e que até hoje é das linguiças mais consumidas no nosso país.
Assim, a pimenta em flocos parece ter recebido este nome por ser ingrediente da linguiça calabresa, e não por ser originária da Calábria.
Como é feita a pimenta calabresa
A pimenta dedo de moça fresca passa por um processo de secagem em fornos industriais e depois é moída juntamente com as sementes até formar os flocos. O produto é então embalado em vidros ou em saquinhos plásticos e assim encontramos no supermercado.
É também possível fazer uma versão caseira da pimenta calabresa. Para isso é preciso secar as pimentas no forno e depois, usando um processador de alimentos, liquidificador ou o velho pilão, moer as pimentas secas até chegar à consistência certa.
Eu costumo fazer com cerca de 20-30 pimentas dedo de moça. Isso rende um potinho de cerca de 50 ml de pimenta calabresa caseira.
Veja abaixo como fazer pimenta calabresa caseira:
- Pré-aqueça o forno na temperatura mais baixa possível. Para não esquentar muito, mantenha a porta do forno semi aberta, colocando uma colher de pau (ou algo semelhante) para impedir que a porta se feche. Assim, a temperatura ficará bem baixa (menos de 100° C), o que é ideal para desidratar as pimentas, sem cozinhar.
- Lave e seque as pimentas. Retire o cabinho das pimentas e com uma faca corte cada uma delas ao meio no sentido do comprimento.
- Espalhe as pimentas em uma assadeira e leve ao forno. Deixe no forno durante cerca de 5-6 horas, até que estejam secas. Verifique a situação de tempos em tempos, pois, como as temperaturas de forno variam muito, as pimentas podem secar antes deste tempo. Vire as pimentas na metade do tempo.
- Retire as pimentas secas do forno e deixe esfriar completamente.
- Coloque as pimentas no mini processador de alimentos, ou liquidificador e processe até que os flocos estejam no tamanho desejado.
- Transfira para um potinho próprio para temperos.
Há outras formas de secar pimentas, como usando um desidratador de alimentos ou pendurando as pimentas até secarem. Mas acredito que o forno é a forma mais prática, especialmente para quem – como eu – não tem o desidratador.
Como usar pimenta calabresa
A pimenta dedo de moça não é uma pimenta considerada muito picante, mas para é sempre aconselhável experimentar, pois o nível de tolerância à pimenta varia de pessoa para pessoa.
Dez maneiras de usar a pimenta calabresa em flocos:
- Use uma pitada para temperar carnes, peixes e aves;
- Inclua no refogado básico, juntamente com a cebola, o alho e outros temperos;
- Faça um delicioso tira gosto ou acompanhamento: batata bolinha a calabresa;
- Algumas pessoas têm um vidrinho de pimenta calabresa ao lado do sal e da pimenta do reino e usa da mesma forma: salpicando flocos de pimenta diretamente na pizza, em saladas, sanduíches e massas;
- Tempere molhos e sopas com pimenta calabresa;
- Como os antepassados italianos, use a pimenta calabresa para temperar salsichas e linguiças;
- Repolho, brócolis, couve flor e outros vegetais da família dos crucíferos combinam muito bem com pimenta calabresa. Refogue em azeite com um pouquinho da pimenta para ver que delícia.
- Faça seu próprio “chilli oil“, óleo picante e temperado usado na culinária chinesa como condimento para dumplings e macarrão chinês. Para isso, aqueça 300 ml de óleo vegetal junte 1 colher de sopa de pimenta calabresa e outros temperos e ervas. Deixe em infusão por 5 minutos e acondicione em uma garrafa de vidro esterilizada.
- Use para apimentar pratos da culinária asiática, como curries
- Apimente o espaguete alho e óleo com uma pitada de pimenta calabresa em flocos. Veja aqui a receita.
Leia também: como usar tomilho na culinária
Perguntas frequentes
Pimenta calabresa é muito ardida?
A pimenta calabresa é normalmente feita com pimenta dedo de moça. Considerando a escala de ardência de pimentas, a pimenta dedo de moça é considerada suave quando comparada a outros tipos de pimenta. Ela fica na faixa de 5.000 a 15.000 unidade de calor, enquanto que a pimenta malagueta chega a 50.000 a 100.000 unidades. Já a pimenta biquinho fica na faixa de 1000 unidades, sendo a mais fraca delas.
Pimenta calabresa faz mal?
Em geral, considera-se que as pimentas são benéficas ao nosso organismo e têm propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes e antibacterianas. Além disso, estimula a liberação de endorfina pelo cérebro, o que causa sensação de prazer. O consumo em excesso, no entanto, pode causar problemas gastrointestinais.
Pimenta calabresa é vegana?
Sim, a pimenta calabresa resulta da secagem e moagem da pimenta dedo de moça e é um produto vegano. Não há adição de qualquer produto de origem animal.
Qual pimenta é usada para fazer pimenta calabresa?
No Brasil, a pimenta normalmente usada é a pimenta dedo-de-moça Capsicum baccatum.
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Deixe um comentário