Garam Masala é uma mistura de temperos muito usada na culinária indiana. Ele acrescenta um delicioso aroma aos pratos e, se refogado no início do cozimento, também contribui com o sabor.
Com sabor suave e adocicado, o tempero garam masala é ingrediente de muitos pratos indianos e embora tenha esse nome gringo pode ser facilmente feito na sua casa.
O que é Garam Masala
Garam Masala é uma palavra em hindi que significa “temperos quentes”. Segundo a Ayuverda, esses “temperos quentes” são os que criam calor no nosso corpo, por aumentarem o metabolismo, e não por serem apimentados.
A esses temperos quentes, cada chef, cozinheiro ou marca acrescenta outros condimentos e especiarias de acordo com sua tradição, gosto ou costume. Na verdade, cada receita de garam massala é única!
Ingredientes do Garam Masala
Como nos conta Camellia Panjabi, os ingredientes básicos do Garam masala são os seguintes:
- Canela
- Cravo
- Pimenta do Reino
- Cardamomo
Além desta base, é também possível acrescentar à mistura:
- Noz moscada
- Semente de coentro
- Cominho
- Folhas de louro
- Semente de funcho
Visando extrair o melhor sabor do tempero, o ideal é comprar os ingredientes inteiros e moer somente a quantidade necessária para a receita, próximo da hora em que for usar. Assim, o tempero é usado bem fresco.
Para moer os ingredientes, um moedor de café faz esse serviço muito bem. Outra opção, é já comprar os ingredientes moídos e somente misturar.
Como usar Garam Masala
O Garam Masala é usado na culinária indiana principalmente com carnes, mas também em aves e pratos de arroz. É pouco usado com peixes e pratos vegetarianos, já que o aroma do tempero é considerado muito forte para pratos delicados.
Em geral, o Garam Masala é adicionado ao cozimento já na fase final. Não é preciso deixar cozinhar para que o tempero se misture e dê sabor aos pratos.
É usado também em marinadas para dar sabor a carnes e também é salpicado no prato já pronto.
Substituições
Como o garam masala é uma mistura de especiarias e temperos, é fácil achar um substituto aí na sua cozinha mesmo!
Cravo, canela e pimenta do reino são temperos bem comuns no Brasil. Se você tiver esses três ingredientes, faça uma mistura de acordo com seu gosto, acrescentando outros que tiver, como coentro, cominho e/ou noz moscada.
Se não tiver nenhum dos ingredientes da mistura, use uma mistura de curry, que apesar de diferente do garam masala (como mostrado a seguir), remete às raízes indianas.
Origens do tempero Garam Masala
Acredita-se que esta mistura de temperos é originária do região norte da Índia, que apresenta um clima mais frio. De lá, se espalhou para toda a Índia e para outros países próximos, como o Irã.
Atualmente, obviamente se encontra Garam Masala em diversos locais, mas o tempero continua sendo usado basicamente na culinária de raiz indiana.
Diferença entre Garam Masala e Curry
Tanto o Garam Masala quanto o Curry são uma mistura de temperos. Alguns dos ingredientes podem ser os mesmos, mas o resultado costuma ser diferente.
Como o curry leva açafrão da terra (também chamado cúrcuma), ele tem a cor amarelo-laranja. Já o Garam Masala é sempre marrom.
Em termos de picância, o curry varia de misturas poucos apimentadas até as mais ardidas. Já o Garam Masala nunca é apimentado.
Interessante também notar que o Garam Masala é um tempero originário da Índia e efetivamente usado em todo o subcontinente indiano.
O Curry é uma invenção britânica, uma forma usada pelos colonizadores para trazer de volta para a Inglaterra os principais sabores da culinária indiana.
Como fazer Garam Masala
Gosto muito desta receita a seguir, adaptada do livro da Camellia Panjabi, porque leva bastante canela e não muito cravo. Como não sou muito amante do gosto de cravo e amo especialmente o cheiro que a canela dá à comida, fica ótimo para meu gosto.
Você pode precisar:
Ingredientes:
- 2 e 1/2 colheres de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de cravo
- 1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
- 1 cardamomo
- 1 folha de louro
- 1/2 de colher de chá de sementes de funcho ou erva doce (opcional)
Como fazer:
- Triture o cravo, o cardamomo a folha de louro e o funcho (se estiver usando) usando um pilão ou moedor de café.
- Acrescente a canela e a pimenta do reino moída na hora e misture bem.
- Use o tempero imediatamente ou guarde em pote de vidro bem fechado.
Como armazenar Garam Masala
Guarde o tempero garam masala em potes de vidro bem fechados em um local fresco e sem a luz direta do sol.
O tempero já moído e misturado perde o sabor rapidamente, assim não é aconselhável guardar por muito tempo. Embora não estrague em até 6 meses, a potência não será a mesma.
Na hora de usar, para potencializar um tempero já antigo, use mais que o pedido na receita.
Conheça também: tempero Chimichurri
Receita de tempero Garam Masala para baixar, imprimir ou salvar no Pinterest
Tempero Garam Masala
Equipamento
- 1 moedor de café ou pilão e almofariz
Ingredientes
- 2 e 1/2 colheres de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de cravo
- 1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
- 1 unidade cardamomo
- 1 folha de louro
- 1/2 colher de chá de sementes de funcho ou erva doce (opcional)
Modo de preparo
- Triture o cravo, o cardamomo, a folha de louro e as sementes de funcho (se estiver usando) usando um pilão ou moedor de café.
- Acrescente a canela e a pimenta do reino moída na hora e misture bem.
- Use o tempero imediatamente ou guarde em pote de vidro bem fechado.
Deixe um comentário