Como fazer pipoca na panela elétrica multiuso ou multifuncional e outros tipos de panelas elétricas
Se você está sempre buscando mais usos para sua panela elétrica, ou se abandonou de vez o fogão, fazer pipoca na panela elétrica pode ser uma boa ideia.
Eu, por exemplo, não gosto de pipoca sem gordura como a que é feita nas pipoqueiras elétricas e no micro-ondas. Assim, prefiro sempre fazer pipoca na panela com um pouco de óleo. Por que não usar a panela elétrica?
Em primeiro lugar é preciso entender que, para estourar, o milho de pipoca tem que ser aquecido a uma temperatura de 180 graus. É nessa temperatura que a casca se rompe, o vapor da água contida no grão de milho escapa e o milho se transforma em pipoca.
Assim, para saber se dá para fazer pipoca na sua panela elétrica, é preciso:
- que a panela alcance a temperatura de 180 ° e
- que ela se mantenha nesta temperatura por tempo suficiente para que todos os milhos estourem.
Eu te adianto: o tipo de panela elétrica que normalmente atende a esses requisitos é a panela elétrica multifuncional, que tem controle de temperatura e só desarma em temperaturas mais altas que 180 graus.
Como fazer pipoca na panela elétrica (multifuncional)
A panela elétrica ideal para fazer pipoca é a panela elétrica multiuso ou multifuncional. Este tipo de panela tem controle de temperatura que muitas vezes chega a 220 graus.
Embora tenha um sistema de desarme quando alcança temperaturas muito altas, dá bem para fazer a pipoca sem a panela desarmar.
É bom também verificar a profundidade da sua panela elétrica. Se for muito baixa, como os grills elétricos, não dá para usar como pipoqueira.
Mas as panelas com cerca de 10 cm de altura, ou mais, têm espaço suficiente para estourar pipoca. Só se lembre de não colocar uma grande quantidade de milho. Faça um teste com um terço de xícara de milho cru e veja se sobra espaço na panela quando a pipoca fica pronta. Se achar que dá, use mais milho da próxima vez.
Se ainda não experimentou fazer pipoca na panela elétrica, siga os passos a seguir.
1o passo: ligue a panela
Ligue a panela elétrica e ajuste a temperatura para 180 graus. Não use temperatura mais alta, porque o milho pode queimar e não estourar.
2° passo: adicione o óleo
Cloque o óleo na panela.
Para fazer meia xícara de milho de pipoca cru, você precisa de duas colheres de sopa de óleo. Veja abaixo qual óleo é ideal para fazer pipoca.
3° passo: junte o milho de pipoca
Espere dois ou três minutos para que o óleo esquente e, quando começar a chiar, jogue o milho de pipoca, dê uma boa mexida. Tampe a panela.
Observe a capacidade da sua panela, lembrando que o volume de pipoca estourada é muitas vezes maior que o do milho cru. Comece fazendo meia xícara de milho para ver se a panela acomoda a pipoca bem.
Quantidade de óleo e sal para estourar pipoca:
1/2 xícara de milho cru = 2 colheres de sopa de óleo (30 ml) = 1/2 colher de chá de sal
1 xícara de milho cru = 4 colheres de sopa de óleo (60 ml) = 1 colher de chá de sal
Leia também: como medir ingredientes para uma receita.
4° passo – espere a pipoca estourar
Com a panela tampada, o milho vai começar a estourar. Daí, é só acompanhar o barulho.
Quando começar a diminuir a frequência dos estouros, desligue a panela. Dê uma sacudida.
Deixe a panela tampada por mais uns segundos para que o restante do milho estoure. Quando o barulho do “pipocamento” terminar, abra a tampa com cuidado.
Sua pipoca está pronta e deliciosa!
Transfira para um pote, acrescente sal, ou alguma mistura de sabor que desejar, mexa e aproveite!
Para meia xícara de milho de pipoca cru, eu gosto de 1/2 colher de chá de sal.
Qual óleo usar para estourar pipoca
Você pode usar o óleo de sua preferência, mas alguns tipos de óleos têm o ponto de fumaça ou ponto de queima em temperaturas mais baixas. Assim, eles queimam com mais facilidade.
Entre as gorduras que queimam em temperaturas mais baixas está a manteiga, por isso não é recomendável usar esta gordura para fazer pipoca. Se gostar de pipoca com gosto de manteiga, derreta a manteiga separadamente e acrescente à pipoca já estourada.
Os óleos vegetais mais comumente usados na cozinha (soja, milho, canola, girassol etc.) têm ponto de queima acima de 200 graus, o que os torna uma excelente opção para fazer pipoca. Da mesma forma, o azeite de oliva virgem também pode ser usado.
Se você costuma usar óleo de coco para cozinhar, experimente fazer sua pipoca com ele. Embora tenha um ponto de fumaça de menos de 200 graus, funciona bem. Eu tenho usado este óleo ultimamente e tenho gostado bastante.
Leia aqui sobre o ponto de fumaça dos óleos e gorduras.
Dá para fazer pipoca na panela de pressão elétrica?
A panela de pressão elétrica tem a função refogar, onde funciona sem pressão, como uma panela elétrica multiuso. Mas não é possível fazer pipoca porque ela não alcança a temperatura de 180 graus.
Na panela Electrolux PCC20, a temperatura máxima alcançada é de 160 graus. Assim, nas vezes em que testei (e foi mais de uma), menos de 10 por cento dos milhos estoura, e o restante simplesmente não estoura.
Outras marcas de panela de pressão que pesquisei também não alcançam a temperatura de 180 graus. Assim, a resposta é não, não dá para fazer pipoca na panela de pressão elétrica.
Da para fazer pipoca na panela de arroz elétrica?
A panela de arroz elétrica alcança a temperatura de 180 graus e, assim, teoricamente, seria possível fazer pipoca. Na verdade, muita gente faz.
O problema é que, neste caso, a panela não se mantém nesta temperatura pelo tempo suficiente para estourar a pipoca. Ela desarma facilmente e passa da função “cozinhar” para a função “aquecer”, que tem temperatura mais baixa.
Assim, quem usa a panela de arroz elétrica para fazer pipoca, precisa fazer uma gambiarra para manter a panela na função cozinhar, forçando o botão para que não desarme.
Isso obviamente não é recomendado pelos fabricantes e pode facilmente queimar a panela.
Leia aqui nosso artigo completo sobre a panela de arroz elétrica
Quer se organizar na cozinha? Baixe gratuitamente nosso kit de planejamento para refeições com listas e planilhas super úteis.
Pipoca com sabor – algumas ideias
Para ter uma pipoca do tipo “gourmet” ou temperada você pode adicionar à sua pipoca já estourada, os seguintes sabores:
- lemmon pepper – misture uma colher de sopa deste tempero na pipoca bem. Veja aqui como fazer o tempero lemon pepper em casa.
- queijo parmesão ralado e alho- colocar umas duas colheres de queijo parmesão ralado e uma colherinha de alho granulado ou em flocos na pipoca também é uma excelente ideia.
- pimentas – para os amantes das pimentas, salpique um tiquinho de páprica picante, pimenta chilli em pó ou pimenta cayena na sua pipoca.
Você pode precisar:
Receita para baixar, imprimir ou salvar no Pinterest
Pipoca na panela elétrica
Equipamento
- Panela elétrica multiuso
- Xícara e colher medidora padrão
- Tigela
Ingredientes
- ⅓ xícara de milho para pipoca
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- ½ colher de chá de sal (ou a gosto)
Modo de preparo
- Separe os ingredientes. Ligue a panela elétrica e ajuste a temperatura para 180 graus. Se a temperatura estiver muito alta, os grãos queimam e não estouram.
- Coloque o óleo na panela. Espere dois ou três minutos para que o óleo esquente e, quando começar a chiar, jogue o milho de pipoca e mexa bem.
- Tampe a panela. Acompanhe o barulho do milho de pipoca estourando. Quando começar a diminuir a frequência dos estouros, desligue a panela.
- Dê uma boa sacudida na panela. Deixe a panela tampada por mais alguns segundos para que o restante do milho estoure. Quando o barulho do "pipocamento" terminar, abra a tampa com cuidado.
- Transfira a pipoca para uma tigela, acrescente o sal ou coloque o tempero de sua preferência. Misture bem e aproveite!!
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Outras dicas para sua panela de pressão elétrica:
Como usar a panela de pressão elétrica
Frango desfiado na panela de pressão elétrica
Como refogar na panela de pressão elétrica
Deixe um comentário