Um molho escuro e forte usado na Inglaterra desde o século XIX. Aprenda o que é molho inglês e como usar este condimento nas receitas.
É certo que o chamado Molho Inglês tem sua origem nas terras da Rainha, mas não se espante se um verdadeiro britânico não souber o que é um “English Sauce“.
Acontece que, em inglês, o molho é chamado de Worcestershire Sauce, ou simplesmente Lea & Perrins, que são os fabricantes originais a quem se credita a invenção do molho inglês. Outra variação do nome, usada especialmente nos Estados Unidos, é Worcester Sauce.
O que é Molho Inglês ou Molho de Worcestershire?
O molho inglês fabricado no Brasil é um condimento que procura replicar o sabor do molho original inglês chamado Worcestershire Sauce.
O original é um molho marrom escuro fermentado, que é feito de uma lista grande de ingredientes, entre eles: anchova, cebola roxa, alho, extrato de tamarindo, melaço, vinagre de álcool e vinagre de malte. Esta receita é feita pelo fabricante Lea & Perrins (atualmente parte do grupo Heinz) desde o século XIX.
O processo começa quando o alho e a cebola roxa são colocados em barris com vinagre e especiarias e lá permanecem por até 2 anos. Em outros barris, são colocadas as anchovas, que são curadas no sal também por vários meses.
Esses três ingredientes principais são depois misturados aos outros elementos da receita. O extrato de tamarindo confere um sabor azedinho único ao molho, que conta também com uma mistura secreta de especiarias e temperos.
O molho então “amadurece” em grandes barris por vários meses e depois deste período é filtrado, pasteurizado e engarrafado.
Interessante notar que o molho inglês original Lea & Perrins não contém preservantes artificiais. O próprio vinagre e mistura de temperos garante a duração do molho por até 18 meses.
O molho inglês Worcestershire Sauce é exportado para mais de 130 países, segundo o fabricante. Inclusive para o Brasil, onde pode ser encontrado em diversos supermercados e lojas especializadas.
Leia também: Como usar gengibre na comida
Qual é o gosto do Molho Inglês?
Como resultado do longo processo de fabricação, temos um sabor característico bem concentrado e temperado. Ele tem o azedo do vinagre e do tamarindo, mas também o doce do melaço. Dizem que é cheio de “umami“, o quinto sabor.
Não é possível distinguir o gosto das anchovas e o gosto do vinagre também mais se assemelha ao vinagre balsâmico porque é um pouco adocicado.
Tanto o ketchup quanto o molho barbecue têm sabores que de alguma forma lembram o molho inglês, já que têm ele como ingrediente. Mas o Worcestershire Sauce é bem mais concentrado e forte.
Em geral, algumas gotas de molho inglês são suficientes para dar muito sabor a sopas, ensopados, molhos, sanduíches, marinadas, saladas e até o famoso drink Bloody Mary!
Como usar molho inglês na comida (e bebida)
É um molho bem versátil, que combina com vários alimentos. Entre eles, os que já têm sua boa porção de umami, como cogumelos, queijos e tomates, mas também carnes, peixes, e outros legumes.
Veja a seguir algumas formas de usar molho inglês na comida.
1. Molho para a Caesar Salad
O Worcestershire Sauce é um dos ingredientes básicos do molho da Caesar Salad e juntamente com as anchovas confere o gosto tão característico desta salada. Na verdade, dá até para fazer a salada sem acrescentar as anchovas, ingrediente não muito comum de ser ter na despensa!
Como estão presentes no Worcestershire Sauce, a salada não perde muito o gosto tradicional. Veja a receita no final desta página.
2. Pratos com carne
O molho inglês combina muito com carne de boi ou de porco. Tanto no churrasco como em ensopados que levam carne, uma colherinha do Worcestershire faz diferença.
Em especial, a Cottage Pie, espécie de “escondidinho” de carne e purê de batatas tradicional da Inglaterra tem o molho inglês como um dos ingredientes. Veja a receita aqui.
Da próxima vez que for fazer estrogonofe de carne, acrescente uma colher deste tempero! Outros pratos de carne que vão combinar com o Worcester Sauce são: bolo de carne moída, almôndegas ou até mesmo hambúrguer.
3. Molhos e marinadas
O molho inglês é um dos ingredientes de dois outros molhos muito populares, especialmente para os amantes da carne: o molho Barbecue e o Ketchup. Veja aqui nossa receita de molho barbecue caseiro e delicioso.
Pode ser usado também para marinadas de carne ou frango. Veja o vídeo abaixo esta ideia para marinar carne para churrasco.
4. Pratos com queijo
Cheese on toast (queijo na torrada) nada mais é que um lanche inglês que consiste de uma fatia de pão torrado, na qual se espalha mostarda inglesa e queijo em fatias ou ralado. Sobre o queijo, umas gotas de molho inglês. Alguns minutos no forno e o queijo fica bem derretido e saboroso. Os ingleses comem cheese on toast acompanhado de picles de cebola ou de um bom chutney.
A variação do País de Gales deste prato é chamada de Welsh Rarebit. Neste caso, a torrada é coberta com uma mistura de queijo, cerveja ou creme de leite e molho Worcestershire. Da mesma forma que o Cheese on Toast, o queijo deve ser derretido no forno.
Já o molho de queijo Cheddar é usado na Inglaterra para dar uma camada de gostosura em legumes, massas ou carnes.
É uma mistura de molho branco (2 xícaras) com 1/2 xícara de queijo cheddar ralado (ou outro queijo que derreta bem), 1/4 de colher de chá de mostarda em pó e 1 e 1/2 colher de chá de molho inglês. Basta aquecer o molho em uma panelinha e acrescentar a mostarda e o queijo. Misture até derreter o queijo e então acrescente o molho inglês.
Sirva sobre vegetais, como couve flor, ou como molho para macarrão, peixe ou carne.
5. Bloody Mary
Não sei se ainda se usa tomar este drink que é feito com vodka e suco de tomate temperado com vários temperos, incluindo raiz forte, tabasco e molho inglês. Acredite ou não, este cocktail era muito usado para curar ressaca (!)
Perguntas frequentes sobre o molho inglês Worcestershire sauce
O que substitui molho inglês em uma receita?
Embora com características particulares, o molho de soja (shoyu) é usado para substituir o molho inglês em algumas preparações. Ele não tem o azedo do molho inglês, mas isso pode ser resolvido acrescentando algumas gotas de vinagre.
Existem outras substituições, como fish sauce (molho de peixe tradicional da culinária asiática), molho de ostra, pasta de tamarindo e outras combinações pouco encontradas no Brasil.
O molho inglês brasileiro é igual ao Worcestershire Sauce?
Não, tanto os ingredientes usados quanto o processo de fabricação diferem. No molho inglês da marca Kitano, por exemplo, encontramos os seguintes ingredientes, conforme o rótulo:
Vinagre, água, açúcar, molho de soja, extrato de tomate, sal, cenoura, alho, proteína hidrolisada de soja, extrato de carne, mostarda, louro, canela, coentro, cravo, pimenta-do-reino preta, salsa, salsão, cebola e gengibre. Corante caramelo III (processo amônio). Conservante: benzoato de sódio.
Nota-se que não há anchova nem a pasta de tamarindo, característico do molho Worcestershire Lea & Perrins (o original).
Embora seja uma tentativa de se chegar a um sabor semelhante, para os puristas, o resultado deixa um pouco a desejar!
Molho inglês é vegetariano/vegano?
Não, o molho inglês contém produtos de origem animal. O original inglês contém anchova, que é um peixe. Já o similar brasileiro, em geral, contém caldo, ou extrato de carne.
Molho inglês tem glúten?
Em geral, o molho inglês contem glúten. Tanto a versão original, que tem vinagre de malte, quanto as versões brasileiras que tem molho de soja.
Molho inglês é o mesmo que creme inglês?
Não, o creme inglês é um molho doce, feito com gemas, creme de leite e baunilha.
Já o molho inglês é um molho fermentado e salgado usado para condimentar alimentos salgados.
Como se pronuncia Worcestershire sauce?
Ouça a seguir a pronúncia britânica deste nome, que se aproxima de /Wus-ter-sher sós/
Você pode precisar:
-core-columns-is-layout-1 wp-block-columns-is-layout-flex">
Deixe um comentário