Como usar os diversos tipos de manjericão na culinária
Entre as várias ervas da família da hortelã, está o manjericão. Assim como outras ervas, ele tem várias propriedades que fazem bem à saúde, como ser antioxidante e antibacteriano, mas é na culinária que o manjericão se destaca.
Quem é fã de comida italiana com certeza já sabe disso!
O seu uso como tempero é muito antigo. Na culinária italiana, por exemplo, uma grande quantidade de receitas leva pelo menos uma leve pitada da erva. Os países asiáticos também são muito fãs do manjericão e fazem questão de utilizá-lo.
Neste artigo você vai saber mais sobre o assunto, incluindo tipos de manjericão, combinações e até mesmo como conservar a erva.
O que é manjericão?
Conforme você leu acima, o manjericão é uma erva que faz parte da família da hortelã. Ele é de origem asiática e muito utilizado na gastronomia mediterrânea. O nome científico da planta é Ocimum basilicum.
A planta mede cerca de 60 centímetros de altura. Os galhos possuem várias ramificações e a sua cor é um verde claro e bem vivo.
Tipos de manjericão
Não existe apenas um tipo de manjericão, embora muitas pessoas não saibam disso. Se você também não sabia, então é hora de conhecê-los melhor, pois as características mudam entre cada um.
Na verdade, existem dezenas de tipos de manjericão, chegando a cerca de 60. Contudo, é claro que nem todos são tão comuns, muito menos para a realidade brasileira, pois variam em cada região. Por isso, separamos os principais entre os queridos no Brasil para você conhecer!
Manjericão alfavaca
Esse é o tipo de manjericão mais conhecido entre os brasileiros. Neste caso, o seu sabor não é tão intenso, por isso é o mais indicado para o preparo de molhos ao sugo ou pesto, por exemplo.
Ele também pode acompanhar outros pratos e é inclusive muito cultivado em casa. Suas folhas são mais largas e arredondadas do que as demais espécies.
Manjericão italiano
O manjericão italiano tem o sabor mais intenso e até mesmo um pouco doce. Por causa dessa característica, ele é mais utilizado em receitas quentes, mas também pode servir para saladas.
As suas folhas são mais grossas e algumas pessoas dizem que o gosto é semelhante ao cravo, por isso precisa ser cozido.
Manjericão roxo
Um dos tipos de manjericão com sabor mais suave é o roxo. Ele é mais indicado para pratos como saladas, que são frias, além do preparo de chás.
Manjericão miúdo
Conhecido também como manjericão francês, esse tipo tem um sabor mais próximo ao cravo. A planta é menor e muito utilizada para molhos ou saladas.
Manjericão tailandês
Um dos preferidos dos asiáticos, o manjericão tailandês é semelhante ao manjericão alfavaca, porém suas folhas são mais pontiagudas e serrilhadas. O sabor também é mais cítrico, sendo muito comum o seu uso em sopas ou carnes.
Como usar os vários tipos de manjericão na comida?
Você já deve ter notado a versatilidade do manjericão, certo? Sopas, saladas, molhos, pasta: tudo isso pode levar um pouco dessa erva aromática.
Além disso, também é ótimo para temperar carne vermelha ou frango, pizzas e acompanhar queijo muçarela ou feta.
Para usar o manjericão, lembre-se de que você pode aproveitar as folhas e caule, certo? Para fazer molhos, tudo dependerá de qual será a base, mas você pode bater sempre no liquidificador com azeite, sal e pimenta e alho.
Usar o manjericão refogado com carne também é uma ótima opção para temperar. Já no caso das sopas e saladas, é possível colocar o manjericão cru.
Nas sopas ele vai mudar um pouco o sabor devido à temperatura mais quente.
E como comer o manjericão cru não é um problema, você também pode utilizar a erva para finalizar os molhos por cima do prato, sem cozinhar.
O que muda é o sabor mais ou menos forte, conforme o seu paladar.
Quer ter frete grátis e ofertas exclusivas? Conheça o programa de assinatura Amazon Prime, que além do frete gratuito para milhares de produtos dá direito ao Prime Video, Prime Music, Prime Reading e Prime Gaming. Clique aqui para conhecer e fazer o teste gratuito.
Receitas clássicas com manjericão
Entre as receitas famosas, há uma lista imensa, afinal, quase todas as culturas utilizam a erva. Embora o preparo do molho pesto seja a receita mais popular, há também algumas formas de inovar na cozinha com os vários tipos de manjericão. Alguns exemplos ajudam na criatividade:
- Tomate com manjericão: você pode assar o tomate e usar com bruschettas, colocando também o manjericão no forno;
- Molho pesto (clique para ver nossa receita);
- Salada de abobrinha com manjericão e limão siciliano;
- Pasta de ricota com manjericão;
- Salada de pepino com manjericão;
- Macarrão ao molho sugo com manjericão;
- Frango com manjericão, prato tailandês composto por frango salteado, manjericão, shoyu, açúcar, ovo frito e até arroz;
- Sopas e caldos de legumes e de frango;
- Pizzas em geral;
- Nhoque de batata ou mandioca;
- Risoto de tomate com manjericão: tipicamente italiano, esse prato pode ser finalizado ainda quente com manjericão.
Manjericão seco x fresco: qual é o melhor?
Os vários tipos de manjericão citados anteriormente podem ser adquiridos nas formas secas (desidratadas) ou frescas.
Ambas as formas de uso são válidas e oferecem benefícios gastronômicos e físicos aos seus apreciadores.
Contudo, o manjericão fresco possui um sabor mais forte do que o desidratado. Porém, dura menos do que o manjericão seco.
Portanto, na hora de escolher entre uma ou outra opção, considere fatores como o paladar que deseja para o prato, se mais ou menos acentuado.
Além disso, analise se o consumo da refeição será imediato ou não. O manjericão seco, quando bem armazenado, pode durar um bom tempo na sua despensa e pode temperar diversas receitas. Já o manjericão fresco é menos resistente e mais indicado para pratos de consumo imediato como saladas.
Como guardar e congelar manjericão?
Outro ponto que você deve ter atenção é sobre como guardar manjericão. O ideal é optar por lugares frescos e escuros para manter as propriedades da planta, assim como o sabor.
Também é possível congelar a erva para mantê-la fresca na hora de usar. Para isso, primeiro limpe bem as folhas, passe na água e seque bem. Você pode colocar em um saco fechado a vácuo e deixar no congelador.
Outra forma de guardar é em pote do tipo hermético. Nesse caso, conserve a folha inteira e corte depois que descongelar. Se você fizer molho pesto, por exemplo, também pode guardar nesse tipo de pote para preservar o sabor.
Quer se organizar na cozinha? Baixe gratuitamente nosso kit de planejamento para refeições com listas e planilhas super úteis.
Neste artigo você conheceu os principais tipos de manjericão e aprendeu que os seus usos na culinária e até mesmo a forma de guardar a erva não são difíceis. O manjericão é um tempero versátil e muito comum na culinária brasileira, combinando super bem com molhos de tomate, frangos, carnes e pizzas.
Se você ainda não utiliza o manjericão no seu dia a dia, está na hora de aproveitar todo o potencial que a erva oferece.
Coloque em prática as dicas deste artigo e continue acompanhando o blog do Bem Afiada para receber mais dicas sobre eletroportáteis, ingredientes e utensílios domésticos que vão facilitar a sua vida na cozinha!
Deixe um comentário