Um guia definitivo para você saber quais panelas comprar, incluindo tipos, tamanhos e quantidades. Para montar uma casa nova ou renovar a sua, veja nossa lista de panelas para uma cozinha funcional
Embora você consiga fazer muitos e deliciosos pratos com algumas poucas panelas, à medida que você começa a tentar novas técnicas e/ou a cozinhar para mais gente, a necessidade de buscar por tipos de panelas mais específicos vai aumentando.
Reunimos neste artigo uma lista de panelas, frigideiras, caçarolas e outras utensílios para cozinhar para você montar uma cozinha básica e também para ir acrescentando a seu arsenal dependendo das suas necessidades.
Panelas essenciais
Para quem está montando uma cozinha pela primeira vez, nosso conselho é ir comprando panelas de qualidade na medida do possível ou da necessidade.
Não caia na tentação de comprar um jogo barato de 12 panelas, que além de não durarem, são poucos funcionais.
Conheça nossa seleção de 7 panelas essenciais que vão te acompanhar por muitos anos e por muitas refeições felizes.
Leia também: Erros comuns de quem compra online
Panela com cabo
As panelas mais comuns (e versáteis) são as panelas que têm um cabo longo. Elas têm profundidade, permitindo que o alimento não escorra ou espirre para fora da panela, como acontece com as frigideiras.
Com diversos tamanhos, elas são usadas para muitos preparos: molhos, sopas, carnes, arroz, massa, etc.
O cabo longo permite que sejam manuseadas sem que a mão fique muito perto do fogo e a tampa ajuda a manter a temperatura e a cozinhar mais rápido (se for o caso).
Há muitas opções de material e revestimento das panelas: ferro, cerâmica, vidro, barro, cobre, alumínio, aço cirúrgico, aço inox. Leia aqui tudo sobre os diferentes materiais de que são feitas as panelas.
Os chefs e entendidos de cozinha costumam recomendar as panelas de aço inox com fundo triplo (ou com mais camadas) para melhorar a capacidade de condução do calor.
Essa panelas têm normalmente uma base tripla que inclui uma camada de alumínio entre duas de aço. Em termos de durabilidade, versatilidade, segurança e preço, são as mais recomendadas.
A desvantagem das panelas de inox é que elas requerem cuidados para não manchar. Mas adquirindo panelas de qualidade e atendendo às orientações do fabricante, elas duram uma vida.
Infelizmente, a máxima é verdadeira: panelas de inox de qualidade são pesadas na mão e no bolso! Se a panela for muito leve e fina, além de barata, pode desconfiar que não é coisa boa.
Para quem está montando a primeira casa ou para famílias de até 4 pessoas, recomendamos três tamanhos de panelas: uma pequena (16 ou 18 cm de diâmetro), uma média (18 ou 20 cm de diâmetro) e uma maior (22 cm de diâmetro). Você pode considerar ter duas com cabo e uma do tipo caçarola, como explicado a seguir.
Leia aqui nossa lista de utensílios básicos para cozinha.
Caçarola
As caçarolas são panelas com duas alcinhas nas laterais e uma tampa. Elas costumam ser um pouco mais fundas que as panelas com cabo e assim acomodam um volume maior de comida.
Como as alças são bem próximas da panela, é preciso ter cuidado para manusear quando estão no fogo, para não se queimar.
Assim como as panelas de cabo, existem caçarolas de vários materiais. Além disso, nos conjuntos de panelas à venda, é normal ter uma ou duas caçarolas inclusas.
As caçarolas de ferro fundido esmaltadas são excelentes, lindas e, se bem cuidadas, passam de geração a geração. Se puder investir em uma (ou, melhor, ganhar uma de presente), não pense duas vezes! A minha é uma Le Creuset de 20 cm que é a panela que eu uso todo-santo-dia.
Ela pode ir ao forno (desde que sem tampa, ou sem o pegador da tampa que é facilmente removível) e também ir à mesa, já que é um espetáculo de linda.
Leia também: Panela para cooktop de indução: quais usar?
Panela com revestimento antiaderente
Eu não sou fã de panelas com revestimento antiaderente porque não duram e ficam feias rapidamente. Mas faço duas exceções: gosto de ter uma frigideira e uma panelinha para lidar com ovos e/ou leite.
Fazer ovos mexidos em uma panela inox é uma tarefa bem complicada porque além de grudar, é muito difícil limpar a panela depois. O mesmo vale para ferver leite.
Assim, se você costuma fazer ovos mexidos ou ferver leite, compre uma panelinha de 16 cm com revestimento antiaderente. Elas são baratas e não vão durar muitos anos, mas vão servir bastante para você.
Veja aqui nossa recomendação de panela antiaderente de 16 cm.
Uma frigideira antiadarente também é peça chave na cozinha, veja a seguir.
Frigideiras
Todo mundo conhece uma frigideira: uma panela rasa, com borda arredondada, lateral baixa e cabo comprido.
Elas são essenciais na cozinha, pois são usadas não só para fritar, mas também para grelhar, saltear e finalizar diversos alimentos.
Diversos chefs recomendam ter (pelo menos) uma frigideira antiaderente, de fundo grosso. Para quem está montando a casa, ter dois tamanhos é o ideal: 20 cm e 24 cm de diâmetro. Com elas, você fará muitas receitas.
Pensando na sua saúde, compre frigideiras com material antiaderente livre de PFOA, que é um material tóxico, que era usado na fabricação do teflon até 2015.
Embora haja controvérsia se o teflon realmente venha a causar câncer, é consenso que assim que o revestimento começa a descascar e a se soltar, você deve jogar a frigideira no lixo (ou encaminhar para reciclagem). Ninguém quer comida temperada com teflon!
No entanto, não é difícil encontrar opções de revestimento antiaderente mais modernos e tecnológicos. As opções mais recomendadas têm base de cerâmica ou outro material não reagente.
Infelizmente, as frigideiras antiaderentes não são como as panelas boas, e não duram a vida toda. Assim, é sempre bom pensar no custo-benefício na hora de comprar uma frigideira, sabendo que em alguns anos ela deverá ser substituída.
A Tramontina tem algumas opções de boas frigideiras antiaderentes. Na linha profissional, os tamanhos variam de 20 a 38 cm, e o revestimento é de Starflon T3, que é o melhor antiaderente da marca e não possui PFOA. O cabo tem luva de silicone e a frigideira pode ser lavada na máquina. Vale a pena investir. Veja os preços e detalhes aqui.
Há também outros tipos de frigideiras que servem para trabalhos mais específicos: crepeiras, frigideira do tamanho certo para fritar ovo, frigideira para saltear alimentos, frigideira com tampa, etc. Abaixo falamos sobre algumas delas, que aconselhamos comprar somente se houver a necessidade específica.
Panela de pressão
A princípio, a panela de pressão é um utensílio de cozinha muito usado no preparo de ingredientes mais duros como grãos, raízes e alguns tipos de carnes.
Ela é indispensável no dia a dia das donas de casas e cozinheiras profissionais, pois diminui o tempo de cozimento dos alimentos. Isso é possível graças à tampa hermética da panela, que garante um ponto de ebulição da água maior, de cerca de 120°C.
Hoje em dia é possível encontrar panelas de pressão em diferentes cores e estilos, das tradicionais de alumínio às de inox ou mesmo antiaderentes coloridas.
Quanto ao tamanho, uma panela de pressão de 6 litros é ideal para a cozinha doméstica. Clique aqui para conhecer a nossa preferida.
Mas, você ainda pode investir na tecnologia e optar por uma panela de pressão elétrica, que pode ser usada tanto para preparar alimentos mais duros quanto ingredientes de amolecimento rápido, como arroz e legumes, por exemplo. Veja aqui uma seleção.
Leia também: panela de pressão elétrica vale a pena?
Salve o infográfico no seu Pinterest:
Outros tipos de panelas para ter em casa
Além das panelas que consideramos essenciais, citadas anteriormente, outros tipos de panelas também facilitam a vida na cozinha. Confira a seguir:
Caldeirão
Um tipo de panela bastante útil é o caldeirão. Muito embora você possa confundi-lo com a caçarola, essa panela é bem mais funda e, por isso, ideal para preparar sopas, caldos e feijoadas.
Alguns caldeirões, inclusive, possuem capacidade de mais de 20 litros, mas esses são destinados à cozinha profissional. E semelhantemente aos outros modelos de panelas, você também pode encontrá-lo em diferentes cores e materiais, como inox, antiaderente, ferro entre outros.
Um tipo especial de caldeirão é o próprio para cozinhar macarrão, que vem com um escorredor integrado. Ele é chamado de “espagueteira” ou “cozi-pasta”. Procure por um com capacidade de cerca de 5 litros, que é o ideal para cozinhar um pacote de 500 g de espaguete. Veja aqui uma excelente opção.
Panela de barro
A panela de barro é um tipo de panela muito usado para preparar e servir alguns pratos típicos brasileiros, como moquecas e feijoada. Para quem não sabe, a moqueca é um ensopado de peixe que também leva frutos do mar, leite de coco e demais especiarias, sendo um prato típico dos estados da Bahia, Pará e Espírito Santo.
Essa panela possui características interessantes: ela pode se submetida a altas temperaturas como fornos a lenha e retém calor, o que deixa os alimentos quentes por mais tempo.
Bonita, prática, funcional e artesanal, ela dispensa o uso de travessas, pois também pode ir direto à mesa. Algumas, inclusive, vêm com um suporte de ferro.
Grelha
Já a grelha é feita de ferro fundido e ideal para grelhar alimentos, como carnes, aves, peixes e legumes. Ela traz o conceito de churrasco para dentro da sua cozinha, já que você pode usá-la tanto no fogão quanto no forno.
Muito durável, a grelha pode também ser usada por quem gosta de cozinhar de forma mais saudável. Afinal de contas, o cozimento nela produz pratos ricos em sabor e saúde, já que dispensa o uso excessivo de óleo.
Além disso, suas alças facilitam o transporte dos alimentos até a mesa. Para isso, no entanto, você deve usar luvas térmicas para cozinha, já que por serem de ferro, as alças podem ficar quentes.
As marcas francesas Staub e Le Creuset possuem modelos lindos (veja nos links abaixo), mas há opções nacionais mais baratas.
Leia aqui uma lista de presentes para quem gosta de churrasco
Panela Wok
Além dos tipos de panelas citados anteriormente, você deve ainda considerar a panela Wok.
A bem da verdade, a Wok é uma panela chinesa, semelhante a uma frigideira, só que mais alta e que, além do cabo, tem uma alça para facilitar o manejo. Na China, o utensílio serve para torrar chás, grelhar e saltear alimentos.
Já no Brasil, a panela possui várias utilidades, principalmente a de fritar alimentos, já que por possuir bordas mais altas, ela evita respingos. Ela é muito usada para fazer receitas orientais, como o salteado de legumes e carnes com molho shoyo chamado de “stir fry” (veja uma receita aqui).
Omeleteira
Para fazer omeletes, crepes, ou panquecas perfeitas, sem risco de fazer uma bagunça na hora de virar, uma omeleteira faz toda a diferença.
Pra quem não conhece, são duas frigideiras conectadas, uma tampando a outra para que você vire de um lado para o outro sem que o alimento saia da panela.
A Tramontina oferece uma opção, Versalhes Grafite, que é vendida com 20 ou 24 cm de diâmetro e revestida com tecnologia livre de PFOA. Assim, ela é antiaderente, o que permite que você faça seus omeletes com uma quantidade mínima de gordura. Veja aqui os detalhes.
Leia também: como escolher um aparelho de fondue
Resumindo: quais panelas comprar para uma cozinha prática e funcional
O essencial:
- Duas panelas de inox com cabo e tampa
- Uma caçarola
- Duas frigideiras antiaderentes
- Uma panelinha antiaderente (16 cm)
- Uma panela de pressão
Outras panelas úteis:
- Caldeirão ou espagueteira
- Panela de barro
- Panela Wok
- Grelha
- Omeleteira
Panelas elétricas
Por fim, conheça também as panelas elétricas, uma inovação que vem conquistando cada vez mais os brasileiros. Clique nos links abaixo para ler nossos artigos sobre essas panelas:
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Ficou faltando alguma panela importante? Deixe sua opinião nos comentários!
Não deixe de compartilhar o artigo nas suas redes sociais e salvar no Pinterest.
Carolina
Olá,
Muito obrigada por este post, eu amei! Estou montando minha cozinha e suas orientações estão de acordo com o que minha mãe tem. Ela faz os mesmos comentários que você, inclusive. Aproveitei para ver o de materiais de panelas, que estou pesquisando, e as informações coincidem com o que encontrei até agora. Tirei as mesmas conclusões que você e fiquei segura quanto ao que comprar. Agradeço de novo!
Sobre a panela antiaderente, nós temos duas: uma para macarrão e outra para cozinhar a vapor, cada uma com sua cestinha, pois as de inox demoram mais para esquentar. Além da leiteira de alumínio, porque a de inox é uma desgraça mesmo, só serve para chá. Nas elétricas, senti falta da fritadeira (aquela famosa que usa ar), pois estou cogitando adquirir. Também tenho interesse na grelha (desanima ser de ferro, pesada) e na wok (imagino que qualquer antiaderente).
Eneida
Oi Carolina,
Agradeço pelos comentários. Nós também amamos uma airfryer e temos um artigo só sobre elas: https://www.bemafiada.com/como-escolher-a-melhor-fritadeira-airfryer/