Seja por falta de tempo de fazer pão em casa, preguiça de ir à padaria todos os dias ou para adotar definitivamente uma alimentação com menos produtos industrializados, ter uma máquina de fazer pão vale a pena.
Também chamada de panificadora doméstica ou panificadora multipães, o eletrodoméstico adiciona mais sabor e praticidade ao seu dia a dia e possibilita a criação de várias receitas deliciosas.
Se você está doida para experimentar a novidade, mas tem medo de se decepcionar, então acompanhe o artigo a seguir.
Nele, você vai conhecer as melhores máquinas de pão do mercado, vai aprender como funciona o eletrodoméstico e como ele vai facilitar a sua rotina!
Máquina de fazer pão: o que é? Como funciona?
A máquina de fazer pão é um eletrodoméstico revolucionário, que possibilita que qualquer pessoa, mesmo sem qualquer “dote culinário” tenha pão fresquinho em casa todos os dias. E o que é melhor: apenas com o apertar de alguns botões.
Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é:
- adicionar os ingredientes da sua receita preferida na máquina,
- escolher o tamanho do pão (em gramas),
- definir o tempo e a variação de cor do pão, se mais claro ou mais escuro,
- esperar a máquina fazer seu trabalho e apitar quando o pão estiver pronto,
- tirar o pão da forma.
Algumas máquinas de fazer pão também possuem programas pré-definidos, que além de pães, também facilitam o preparo de bolos, massas para tortas ou pizzas e geleias.
O tempo de duração do preparo de um pão pode variar de 40 minutos a 3 horas, de acordo com o tipo de receita e o seu tamanho. Esse tempo leva em conta todas as etapas do processo, como misturar, sovar, descansar e assar a massa.
Por que comprar uma panificadora doméstica?
No meu caso, a primeira máquina de pão que comprei foi porque queria ter pão fresco e não tinha muito tempo para preparar. Se você já fez pão em casa, sabe do que estou falando: misturar, sovar, esperar crescer, moldar, esperar de novo, para enfim levar ao forno lá se vão algumas horas.
Assim, a minha máquina de pão serviu para o propósito e me fez muitos pães durante alguns anos. Até que ela quebrou e eu me acostumei a fazer pão na batedeira, e fiquei sem máquina de pão em casa por algum tempo. No entanto, eu sentia falta da praticidade de poder programar a máquina e ter pão fresco pela manhã! Não dá para fazer isso sem a máquina de pão.
E foi por este motivo que comecei a pesquisar para comprar uma nova máquina. Era essencial para mim que tivesse o timer para programar o horário que eu gostaria de ter pão. E cá estou eu novamente, feliz proprietária de uma máquina de pão e achando que super vale a pena!
Mas este não é o único motivo para você querer equipar a sua cozinha com o eletrodoméstico. Veja a seguir mais razões para você ter uma máquina de pão:
Vantagens da máquina de fazer pão
Ainda em dúvidas se vale a pena ter uma máquina de fazer pão? A seguir, listei alguns motivos que certamente vão influenciar positivamente a sua decisão de compra.
Praticidade e conveniência
Para mim, uma das grandes vantagens da máquina de pão é a praticidade que ela pode adicionar ao dia a dia. Como ela faz todo o trabalho sozinha (sova a massa, coloca para descansar, assa e desliga quando o pão está pronto), você pode se ocupar com outros afazeres enquanto a “bonitona” dá conta do recado.
Leia também: panela de arroz elétrica vale a pena?
Sem bagunça na cozinha
Outro detalhe interessante é que com a máquina de fazer pão você concentra todos os ingredientes em um só lugar, ou seja, na forma do próprio eletrodoméstico. Ao final do preparo, você só precisa lavar a forma da máquina de pão e os seus acessórios. Sem bagunça!
Fácil de limpar
Além de não bagunçar a cozinha toda, a máquina elétrica de fazer pão também é muito fácil de limpar. Sua forma é antiaderente, não gruda e não exige esfrega-esfrega para ficar limpa. Com água, sabão neutro e uma esponja macia você já a deixa pronta para o próximo uso!
Receitas mais saudáveis
Ter controle sobre os ingredientes que serão usados no preparo da receita é outro motivo pelo qual comprar uma máquina de fazer pão vale a pena. O próprio pão caseiro por si só é mais saudável, mas você pode deixá-lo ainda mais nutritivo usando ingredientes de melhor qualidade. Além disso, também pode personalizar as suas receitas. Só para se ter uma ideia das possibilidades, dá para fazer:
- pães integrais,
- sem glúten,
- sem lactose,
- sem açúcar
Muito além de pães
Ainda buscando um bom motivo para comprar uma panificadora doméstica? Se sim, saiba que além de pães salgados e doces, a máquina ainda permite fazer várias outras receitas, como bolos, tortas, massa de pizzas e até geleias.
E para isso, nem é preciso tanta criatividade, pois algumas máquinas de fazer pão acompanham livro de receitas! Sendo assim, tudo o que você precisa fazer é seguir o passo a passo, modelar a massa, colocar na máquina, rechear ao seu gosto e chamar o pessoal para um delicioso café da manhã ou lanche!
Economia
Ter uma máquina de fazer pão em casa é uma excelente forma de economizar comprando pão na padaria. E como não é um eletrodoméstico muito caro, dependendo da quantidade de receitas que você faça por mês, o valor economizado paga o valor investido no equipamento.
Com a panificadora, mesmo quem não sabe cozinhar pode ter pão feito em casa
Se você não tem muita experiência no preparo de pães, não se preocupe! A máquina de fazer pão facilita o seu aprendizado, na medida em que faz todas as etapas sozinha. E quando for a hora de adicionar um novo ingrediente como o recheio, por exemplo, ela mesmo te avisa. Seguindo as orientações do manual, em pouco tempo você estará um expert em panificação doméstica.
Desvantagens da máquina de fazer pão
Se por um lado ter uma máquina de fazer pão vale a pena por causa das suas muitas vantagens, por outro, existem alguns pontos não tão positivos que devem ser levados em conta antes de adquirir o eletrodoméstico. Veja a seguir.
É mais um eletrodoméstico na cozinha
A máquina de fazer pão é um eletrodoméstico que ocupa um determinado espaço em sua cozinha. Então, antes de investir no equipamento, verifique se possui um espaço para ele. Caso não pretenda usar com muita frequência, uma alternativa é deixar guardada no armário.
Consome energia
Dizer que a panificadora doméstica não consome energia seria uma grande mentira. Assim como todo eletrodoméstico, ela causa mais ou menos impacto na conta de luz conforme a frequência de uso.
Nesse caso, o que deve ser observado é a potência do equipamento. Em lojas físicas e online é possível encontrar panificadoras com potências que variam entre 500w e 900w. E quanto maior a potência, maior é o gasto com energia elétrica.
Custo da máquina de fazer pão
O preço do eletrodoméstico pode até assustar em um primeiro momento, mas ainda assim comprar uma máquina de fazer pão vale a pena. Dependendo da marca e do modelo, será preciso desembolsar entre R$ 380 e R$ 800. Mas, de acordo com a frequência de uso e a economia com pães da padaria, a máquina se paga logo nos primeiros meses.
O pão da máquina de fazer pão não é igual ao pão da padaria
De fato, não é. Como a forma tem formato único, infelizmente não dá para variar o modelo e o tamanho dos pães além do padrão da máquina. O pão feito na máquina não fica com o formato de um pão de forma (retângulo comprido), mas fica quase um quadrado.
Para ter pães de outros formatos, você pode sovar a massa na máquina (o que economiza tempo e esforço físico), moldar em outro tipo de forma e assar usando seu próprio forno.
A crosta não fica tão crocante
Essa não chega a ser uma desvantagem, mas pode desagradar quem gosta de um pão crocante, como o da padaria. Todavia, é possível adaptar algumas receitas para obter uma massa moreninha e com a casquinha crocante como o pão francês da padaria.
Requer algumas tentativas para o pão ficar “perfeito”
Se você não acredita que a máquina de fazer pão vale a pena porque é difícil preparar pão nela, está na hora de desconstruir essa ideia! É bem verdade que dificilmente você vai conseguir o pão perfeito na primeira tentativa, mas lembre-se de que a prática leva à perfeição. Aos poucos, você vai se adaptando às funcionalidades da sua máquina, à sua potência e tamanho.
Quer ter frete grátis e ofertas exclusivas? Conheça o programa de assinatura Amazon Prime, que além do frete gratuito para milhares de produtos dá direito ao Prime Video, Prime Music, Prime Reading e Prime Gaming. Clique aqui para conhecer e fazer o teste gratuito.
Barulho e vibração
Também é verdade que a panificadora faz um determinado barulho durante o funcionamento, mas não é nada ensurdecedor. O nível de ruído varia bastante de uma máquina de pão caseiro para outra, mas não chega a ser um problema que desmereça a compra.
Até mesmo porque o barulho é normal, visto que o eletrodoméstico mistura os ingredientes, sova a massa e faz todo o restante do processo sozinho. No geral, máquinas mais baratas tendem a fazer mais barulho enquanto as mais sofisticadas são mais silenciosas.
Quanto à vibração, isso geralmente acontece nas etapas de mistura da massa e é absolutamente normal. E assim como acontece com o ruído, o nível de vibração também varia bastante de uma máquina para outra. Em princípio, as máquinas mais alongadas costumam vibrar menos, enquanto as mais compactas devem ficar longe das beiradas.
Guia de compra: como escolher uma máquina de fazer pão
Se você chegou até aqui é porque certamente já se convenceu que ter uma máquina de fazer pão vale a pena, mas tem dúvidas de como escolher uma boa panificadora doméstica. Então, para te ajudar a fazer uma boa compra, listamos a seguir alguns fatores para prestar atenção antes de se decidir por um modelo.
Tamanho/capacidade da panificadora
Antes de comprar uma máquina caseira de pão, pense no tamanho da sua família e no consumo de pão usual. Para uma família de duas a quatro pessoas, por exemplo, o ideal é adquirir uma panificadora doméstica com capacidade de 450g a 900g. Para famílias maiores, entretanto, recomenda-se adquirir máquina de pão maior, com capacidade de até 1800g.
Programas
Outro detalhe que deve ser considerado antes de comprar uma panificadora caseira é a quantidade de programas que ela possui. As máquinas mais baratas geralmente possuem 12 programas, mas as mais sofisticadas podem possuir mais de 20 opções diferentes.
É claro que as configurações básicas, que incluem o preparo de pão francês, pão doce, pão integral, bolo, sanduíche e geleia já quebram o maior galho na cozinha. Todavia, as configurações extras que englobam o preparo de panetones, cookies, pizzas, iogurtes e pães sem glúten, além de funções como descongelar e tostar, possibilitam que você aproveite ao máximo a sua máquina de pão caseiro.
Temporizador/timer
Com esse recurso, você vai poder colocar todos os ingredientes na máquina antes de dormir e programá-la para começar a assar o pão ainda de madrugada. Assim, quando acordar lá pelas 7 ou 8 horas da manhã, já terá pão fresquinho e quentinho esperando por você. Delícia!
Alarmes
Vale a pena ter uma máquina de fazer pão com notificações sonoras, principalmente se você é do tipo de pessoa que adora um pão com frutas, nozes entre outros recheios. Esse recurso avisa a hora certa de acrescentar os ingredientes, permitindo que você crie receitas mais elaboradas com a sua panificadora. Se forem adicionados ao início do preparo, os ingredientes serão praticamente dissolvidos na massa durante os ciclos de mistura.
Dispensador de sementes
Outro recurso que faz uma máquina de pão valer a pena é o dispensador de sementes. Ele libera sementes e nozes na medida certa e no momento adequado do preparo da receita.
Pás e acessórios
De praxe, as máquinas de fazer pão acompanham uma ou duas pás para misturar os ingredientes, livro de receitas e medidores para os ingredientes.
Os modelos de duas pás costumam ser mais eficientes do que os modelos que possuem uma só pá, já que misturam melhor os ingredientes e tornam o processo mais rápido. Se a sua intenção é fazer pães menores, o modelo de uma pá certamente vai atender bem às suas necessidades. Contudo, opte por um modelo de duas pás caso pretenda fazer receitas maiores.
As melhores máquinas de fazer pão de 2022
Agora que você já sabe que uma máquina de fazer pão vale a pena, que pode adicionar mais praticidade ao seu dia a dia, proporcionar refeições mais saudáveis e economia a médio e longo prazos, é hora de conhecer as melhores máquinas de fazer pão da atualidade.
A boa notícia é que mais uma vez você vai poder contar com o Bem Afiada para escolher o modelo ideal para a sua família. Veja a seguir as nossas queridinhas, da mais barata (menos de R$400,00) até a mais cara (mais de R$2.000,00).
Panificadora Multipane Britânia
A Panificadora Multipane Britânia produz quatro tamanhos de pães diferentes, 450, 600, 900 e 1200g. Ela possui 12 programas pré-definidos, que preparam automaticamente de pães doces e salgados a bolos e geleias.
Equipada com temporizador, a Multipane possibilita que você programe o preparo do seu pão com até 13 horas de antecedência. Dessa forma, quando acordar, terá um pão fresquinho e cheiroso esperando por você. E como se já não bastassem todas essas vantagens, a Panificadora Multipane da Britânia também possui a função manter aquecido, que mantém o pão quentinho por até 60 minutos.
Panificadora Multipães Multilaser
Por sua vez, a Panificadora Multipães Multilaser é um pouco menor do que os modelos anteriores, e prepara receitas de 3 tamanhos diferentes: 450g, 680g ou 900g. Além disso, ela possui 12 programas pré-definidos e duas opções de ajuste de cor, para um pão mais claro ou mais escuro.
Panificadora Master Bread Mondial
Já a Panificadora Master Bread Mondial possui 19 opções pré-programadas para facilitar o seu dia a dia. Com ela, você pode preparar pão francês, pão integral, pão caseiro, pão doce, sem glúten e colonial. Além disso, pode preparar também massa para cookies, pizzas, panetones, iogurtes, geleias, bolos e várias outras receitas nas quantidades de 500g, 750g ou 1.000g.
Se você ainda tem alguma dúvida de que máquina de fazer pão vale a pena, pode apostar nesse modelo sem medo. A Master Bread tem painel digital, visor de acrílico para acompanhar o preparo da receita, função timer que possibilita programar o preparo da receita com até 15h de antecedência entre várias outras funcionalidades interessantes.
Foi essa a que comprei e estou muito satisfeita!
Panificadora Pan Express Tramontina
Se você está buscando realmente o top de linha (e está disposto a pagar por isso!), a Pan Express da Tramontina é a sua melhor escolha. Ela tem um design diferenciado, corpo em inox, acessórios e funcionalidades que a tornam realmente única.
São vários programas manuais e automáticos, que incluem pães franceses, caseiros, doces, sem glúten e sem fermento, além de bolos, tortas, pizzas, geleias e muitas outras receitas. Ela tem um recipiente que distribui automaticamente frutas, nozes e outros ingredientes no momento certo.
A Pan Express também possui visor LCD inteligente, que torna muito mais fácil escolher e acompanhar o programa. É também equipada com temporizador que permite programar a receita com antecedência de até 13 horas.
São quatro tamanhos de pães diferentes: de 500g, 750g, 1.000g, 1.250g. Outra grande vantagem, principalmente para quem tem problemas com falta de energia, é que ela possui dispositivo de proteção de 60 minutos contra interrupção de energia.
Dicas para fazer pão na panificadora doméstica
- Evite abrir a tampa da sua máquina de fazer pão durante as etapas de preparo, a menos que a máquina tenha solicitado o acréscimo de algum ingrediente;
- Respeite as quantidades dos ingredientes estipuladas nas receitas;
- Utilize sempre ingredientes de boa qualidade, principalmente a farinha e o fermento;
- Quando o pão estiver pronto, retire-o imediatamente da máquina de fazer pão. Caso contrário, ele continuará assando e poderá ficar ressecado ou até queimar;
- Lembre-se: a prática leva à perfeição. A receita não deu certo na primeira vez? Não desanime, tente outras vezes!
Leia também: tipos de farinha de trigo
E você? Viu só como ter uma máquina de fazer pão vale a pena? Já está com água na boca e pronta para colocar várias receitas deliciosas em prática?
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Vera Lúcia
ótimas dicas, mas qual vc indicaria p pães sem gluten pois gostaria de optar por essa opção também. a primeira da sua lista será q faria ? grata.
Fernando
Eneida, tudo bem ?!
Muito obrigado pelas suas informações.
Ajudaram muito para decisão de adquirir uma panificadora.
Sucesso !
Bernardo
olá, tudo bem??? qual destas máquinas é a mais apropriada para fazer pães de queijo???
Eneida
Oi Bernardo,
Para fazer pão de queijo, você usaria a máquina só para sovar a massa, mas teria de fazer as “bolinhas” e assar em forno comum. Assim, acredito que qualquer uma das máquinas citadas no artigo fará o trabalho.
Ana Lúcia
Olá. Parabéns pelo seu blog. As informações estão bem claras e nos ajudam a decidir na hora da compra.
Mas me ficou uma dúvida em relação à máquina da Tramontina: ela acompanha os recipientes medidores?
Eneida
Oi Ana Lucia,
Não acompanha. As medidas das receitas são em ml, gramas, ou colheres de sopa.
Antonina
Ola! E o modelo da cuisinart?
Exiatem de 600w e 700w . Qual e melhor?
Laura
adorei as dicas, parabéns pelo conteúdo.